A revolução FinTech

A revolução FinTech atinge o mundo e o Brasil

Nos anos 2007-08 o mercado financeiro investiu tempo e recursos para aumentar a segurança de suas transações. Nos últimos anos um novo movimento surgiu com o aparecimento de empresas que estão mudando – ainda que lentamente – a forma que as pessoas e empresas se relacionam com suas finanças.

As soluções que surgem vão de pagamentos, gestão de patrimônio, gestão de finanças pessoais, carteiras virtuais, transferência de recursos P2P, entre outros. Empresas como PayPal, Simple, Coin, iQuantify, YNAB e iniciativas de grandes players como Apple Pay e Amazon Payments são apenas alguns exemplos de como este mercado tem evoluído.

Segunda um artigo da The Economist, o Goldman Sachs estima que este mercado ainda irá expandir em US$4,7 trilhões. No Brasil este movimento também já está sendo percebido.

O GuiaBolso, por exemplo, vem gerando diversas discussões no mercado financeiro – leia-se bancos e FEBRABAN. Possívelmente logo, logo teremos um novo caso Über surgindo!! Fica a pergunta se os gigantes, tradicionais e conservadores bancos brasileiros conseguirão segurar este tsunami.

Uma coisa é fato… eles terão que mudar e isto já está acontecendo. O projeto Cubo do Itaú, é um exemplo disto. O Cubo é uma iniciativa deste gigante do mercado financeiro para se aproximar, fomentar e aprender com novas iniciativas do mercado brasileiro. Talvez aqui comece a valer a máxima: se não se pode vencê-los, junte-se a eles!!!