Qual é o futuro do ATM em um mundo de dinheiro digital?

Fewer branches, more machines. (Reuters/Alkis Konstantinidis) - qz.com

Quantas vezes você usou o banco pelo ATM no último mês?

Com certeza a resposta seria diferente se a pergunta fosse pelo canal mobile. Cada vez mais existem alternativas que substituem muitos serviços que há algum tempo atrás eram feitos no caixa eletrônico.

Nesse contexto onde as transações são online e o dinheiro está mais digital do que nunca, Leo Mirani questiona em seu artigo para site Quartz qual o futuro do ATM.

No artigo, ele destaca soluções de pagamentos digitais como o Apple Pay, Samsung Pay e o Google Wallet e considera que eles não seriam os concorrentes diretos de cheques, cartões de crédito e débito (pois continuariam responsáveis pelas transações de valores mais altos).

Fica então a dúvida se essas soluções não ocupariam a longo prazo o lugar das compras pequenas feitas em dinheiro e, consequentemente, afetariam os ATMs. Na matéria, Andy Mattes CEO da Diebold ( em presa fabricante de ATM), diz que isso não aconteceria tão rápido, especialmente pelo crescimento do uso de dinheiro e a possibilidade do ATM se reinventar, pois o considera a conexão do mundo físico com o digital.