O sonho de produzir uma inteligência artificial sempre existiu e trás ao imaginário popular muitos sentimentos que vão de medo ao fascínio. Watson é um cérebro artificial da empresa IBM capaz de aprender, fazer correlações, criar hipóteses, sugerir e medir ações.

Na matéria, Vicente Jiménez para o site El país Brasil, fala que tudo começou em 2004 com Charles Lickel, chefe de software da IBM Research, em um almoço vendo que todos deixavam de comer para assistir um programa de tv de perguntas e respostas. Foi então que em 2011 Watson conseguiu a façanha de ganhar dos dois melhores competidores da história.

Em entrevista para a matéria Darío Gil, que dirige o centro de pesquisas de sistemas simbiótico-cognitivos da IBM, afirma: “Até agora, muitos computadores têm se baseado no paradigma de cálculo. Hoje podemos construir uma nova classe de sistemas capazes de aprender, encontrar correlações, criar hipóteses a partir dessas essas correlações, sugerir e medir ações”.

“O diferente sobre Watson é a linguagem. Entende o que escrevemos. Watson decifra as relações estatísticas entre as palavras e faz uma simulação de compreensão. Pode-se dizer que aprende. O computador pode sugerir coisas e tem uma mente aberta a todas as possibilidades. Nós temos recursos muito limitados”, destaca Stephen Baker, especialista em computação e autor do best-seller The Numerati.

Watson é uma ferramenta muito poderosa que pode ser utilizada pelo ser humano em diversas áreas desde a decisão de compra de empresas, funcionamento do mercado, investimentos até mesmo diagnóstico de doenças, e pesquisas científicas. Entre diversos programas que estão rodando no mundo, o banco Bradesco é uma das dez instituições financeiras que terão uma versão piloto do Watson treinada em português.

Se interessou? Quer saber mais? Teste o IBM Watson Personality Insights, onde você pode colocar um texto (em inglês ou espanhol) e o Watson responde características da sua personalidade. Ou acesso o site oficial do projeto.