Bradesco lança terceira edição do programa de startups inovaBra

Entre as novidades, tem a criação de um fundo de investimentos de R$ 100 milhões

20 empresas chegaram ao final das duas primeiras edições, que tiveram mais de 1.100 inscritos

Outubro de 2016 – O Bradesco colocou no ar a terceira edição do inovaBra, programa voltado a descobrir projetos inovadores de startups que tenham soluções aplicáveis ou com possibilidade de adaptação no setor de produtos e serviços financeiros. Este ano, entre as novidades tem a criação do inovaBra Ventures, um fundo de investimentos em startups, no modelo de corporate venture, com R$ 100 milhões de capital proprietário. Os interessados podem se inscrever no programa por meio do site www.inovabra.com.br, no período de 20 de outubro a 4 de dezembro de 2016.

“Consideramos um sucesso as duas primeiras edições, tanto no número de inscritos como na qualidade das soluções apresentadas”, revela Marcelo Frontini, diretor de Inovação do Bradesco. “Vinte startups colocaram à prova suas soluções ao serem experimentadas com nossos clientes”, completa. Para o Banco, a terceira edição do inovaBra busca atingir e superar o resultado alcançado nas etapas anteriores. “Esse modelo de negócio se consolidou dentro do Bradesco e está conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Ao longo desses dois anos, tivemos uma boa experiência de aprendizado, tanto para o Banco como para as startups”, completa Frontini.

O inovaBra permite às startups testarem suas soluções com clientes reais. O objetivo é estabelecer parcerias para acelerar o processo de entrega de experiências inovadoras aos clientes e oferecer como contrapartida a possibilidade dessas startups escalarem seus negócios rapidamente uma vez que as soluções podem ser distribuídas para os 69 milhões de clientes, em mais de 60 mil pontos de atendimentos, além de 55 sites de internet e 62 aplicativos móveis.

Os interessados devem apresentar projetos inovadores de startups em qualquer segmento que tenham soluções aplicáveis ou com possibilidade de adaptação ao segmento financeiro, principalmente relacionados a produtos e serviços, varejo, canais digitais, meios de pagamento, seguros, e que enderecem desafios nos seguintes temas: pagamentos, algoritmos, segurança, engajamento de clientes, gerenciamento financeiro, plataformas de investimentos, crowdfunding, customização massificada, IOT, blockchain e inteligência artificial.

Para levar ao conhecimento de um universo maior de startups interessadas em participar do inovaBra, o Banco fará uma série de road shows pelo País, de forma presencial e a distância. Durante essas reuniões, as empresas podem tirar dúvidas e fazer seu primeiro contato com executivos do Bradesco.

inovaBra – Passo a passo

O programa tem duração de 10 meses, sendo quatro destinados ao processo seletivo e seis meses para o processo de interação com o Banco, incluindo melhorias na gestão, busca de sinergia estratégica, operacional e mercadológica.

A primeira fase é composta por três etapas:

Primeira: divulgação do programa e inscrição das empresas.

Segunda: seleção de até 45 startups pela avaliação do questionário preenchido pelas empresas durante a inscrição. Essas empresas passarão por um processo de imersão para conhecer o banco e serão avaliadas nos seguintes quesitos: qualificação da equipe, potencial de geração de valor, capacidade de entrega, potencial de inovação e mensuração de risco.

Terceira: serão selecionadas 25 startups que passarão por avaliação de um grupo de executivos do Banco.

Cerca de 10 empresas poderão seguir para a fase de concepção do projeto, na qual receberão orientação com relação a uma demanda associada a uma necessidade real do Banco. Consequentemente, terão apoio no desenvolvimento do produto ou serviço e adaptação da solução ao ambiente do Bradesco. Ao final do programa, as empresas terão a possibilidade de comercializar seus produtos para o Bradesco, que, por sua vez, poderá ainda ser um investidor dessas startups.

Edições anteriores

As duas primeiras edições do inovaBra contaram com a inscrição de 1.102 empresas e 20 delas chegaram ao final do programa, concluindo com sucesso a formatação do Produto Mínimo Viável (MVP) de suas soluções para adaptação das necessidades do Banco. São elas:

Allgoo: Solução para assessoria de investimentos que permite personalizar a oferta das carteiras de investimentos para clientes.

Atar: Solução de pagamento por meio de objetos vestíveis (wearables) com tecnologia NFC (Near Field Communication).

Bit.One: plataforma para envio de remessas com tecnologia Blockchain.

Cinnecta: Solução para monitorar e aprimorar a experiência do cliente em aplicativos móveis.

Cuponeria: Plataforma digital de cupons para engajamento de clientes.

Easycrédito: Plataforma de oferta de crédito focada nas classes C e D.

Ewally: Aplicativo wallet de serviços financeiros com tecnologia Blockchain para distribuição de produtos e serviços financeiros para não clientes.

Itera: Solução de Big data/Analytics.

Konduto: Solução antifraude baseada em aprendizado de máquina.

Nama: Solução de atendimento digital automatizado (robôs) que busca aumentar a eficiência operacional no processo de atendimento.

Nue: vitrine interativa para apresentação de conteúdo informativo e de campanhas de comunicação.

Qranio: plataforma de aprendizagem com conceitos de gamificação

Queroquitar: plataforma digital que oferece aos clientes um canal para negociação de suas dívidas

Percycle: Solução que monitora o cliente em diferentes canais digitais para ofertar experiências personalizadas baseada no comportamento de uso de serviços financeiros.

Rede Frete Fácil: plataforma digital para integração da oferta e da demanda de contratação de fretes.

Screencorp: Solução para a gestão da distribuição de conteúdo multimídia em TVs.

Sensedia: solução de gerenciamento de APIs (Application Programming Interface).

Shopmobi: Solução digital para gestão de filas de atendimento.

Smarttbot: Plataforma digital que possibilita a construção de robôs automatizados para investimentos.

Tanahora Saúde Digital: Algoritmos de linguagem natural que, por meio de interações por mensagens, atuam na mudança de comportamento de pessoas.

Importante

Inscrição: de 20/10 a 4/12/2016

Onde se inscrever: www.inovabra.com.br

Quem pode participar: startups que tenham no mínimo soluções operacionais ou em versão beta prontas para experimentação.