A semana passada, conversamos com Felipe Cunha, CEO da ToGarantido quem compartilhou conosco a boa notícia de participar do programa internacional de aceleração Mundi Lab. A equipe ToGarantido está muito contente de participar num programa que vai abrir muitas oportunidades à empresa.

A Mundi Lab é uma aceleradora de startups espanhola exclusiva para o mercado de seguros apoiada pela Munich Re, maior resseguradora do mundo. Uma seguradora pode (ou deve segundo os países) ressegurar parcial ou totalmente os riscos assumidos por ela com uma empresa de resseguro. Em outras palavras, os clientes da Munich Re são as principais seguradoras internacionais.

Para seguir a disrupção do mercado de seguros que vai além da venda do serviço, mas que também envolve transformação de nossos estilos de vida, a Munich Re procura e constrói alianças e parcerias com players da Insurtech. Assim, em parceria com a Mundi Ventures (venture capital espanhola), a Munich Re criou Mundi Lab, uma aceleradora de startups com foco no mercado espanhol, português e latino-americano de seguros e resseguros.

Nessa nova edição, mais de 500 aplicações foram recebidas de startups diretamente ligadas à  seguros e outras tecnologias que podem transformar o setor. 10 startups foram escolhidas para participar, das quais 8 finalistas são estrangeiras. O programa começa o 27 de fevereiro 2017 em Madrid e a primeira fase dura 5 semanas intensivas. As startups selecionadas receberam mentorias de founders de startups e expertos das corporações de seguros, participarão de workshops e farão networking com a comunidade empreendedora de Madrid e os clientes e parceiros da Munich Re. Ao final desse período, as melhores startups serão selecionadas pela Munich Re para trabalhar juntos em um programa piloto nos próximos  meses. 

Seguindo a conversa com o Felipe, ele compartilhou alguns aprendizados durante o processo de seleção que começou em agosto de 2016:

1.      Durante o período de procura de investimento no Brasil, um investidor potencial indicou o programa. Foi assim que ele pesquisou mais e decidiu aplicar.

Talvez a procura de investimento não funcione mais sempre deve-se escutar os conselhos dos investidores pois eles viram expertos de setores e estão bem conectados com os players correspondentes. 

2.      Durante o processo de aplicação, sem ser obrigado, ele viajou a Madrid para conhecer o lugar e a equipe responsável do programa.

 Para um programa internacional, onde o único contato é online, vale a pena fazer o esforço e viajar para conhecer diretamente o lugar e as pessoas da aceleradora. Isso ajuda para a aplicação, mas também você verifica diretamente se o programa atende as suas expectativas.

3.      Ficar de olho nos programas internacionais.

Existem muitas oportunidades no Brasil, mas como founder também deve-se ficar de olho em programas internacionais que possam aportar para você contatos, conhecimento e mercados novos.

 

Parabéns para a ToGarantido e desejamos uma boa jornada em Madrid!

A ToGarantido é a maior corretora especializada em microsseguros do Brasil com uma oferta customizada para seus clientes. O produto é oferecido a traves de vários canais de distribuição online e offline para atender um público maior.