Maioria das fintechs da América Latina têm até nove funcionários e chegaram ao mercado entre 2015 e 2016

Ao anunciar os vencedores do Fintech Awards Latam 2017 na última terça-feira (25) em São Paulo, a Cantarino Brasileiro apresentou um balanço das principais características dos 144 projetos inscritos. Com soluções vindas da Colômbia, Chile, México, Argentina, Guatemala, Peru e Uruguai, além do Brasil, as principais constatações se referem ao número de funcionários e ao ano de início das operações.

A maioria absoluta das fintechs participantes (65%) têm até nove colaboradores. Outros 31,25% têm de nove a 50. Com relação ao ano de fundação, 34% das startups chegaram ao mercado em 2015; 29%, em 2016; 14%, em 2013, 12% em 2012 e 11%, em 2014.

Com relação aos vencedores da iniciativa, as brasileiras Moneto (categoria Inclusão Financeira), URBE.ME (Tração), Magnetis (modelo de negócios) e Kickante (User Experience) garantiram a supremacia nacional na competição. Coube à chilena CryptoMKT, ficar com o primeiro lugar na modalidade disrupção e representar o ecossistema dos países vizinhos na premiação.

A descrição das iniciativas vencedoras é a seguinte:

Moneto: Plataforma de gestão de cobranças e pagamentos online para autônomos e microempreendedores.

URBE.ME: Empresa de investimento imobiliário online. Possibilita a mais pessoas aplicar dinheiro na construção de imóveis, atividade anteriormente disponível a apenas grandes investidores. A partir de R$1000, é possível garantir rendimentos de 20% ao ano.

Magnetis: Consultoria de investimentos automatizados, desenvolveu um robo-advisor que personaliza as indicações e permite que pessoas com pouco conhecimento em finanças escolham as melhores aplicações financeiras disponíveis.

CryptoMkt: Plataforma de negociação eletrônica especializada em Blockchain Ethrereum, que permite, de forma inclusiva, receber e enviar valores (ethereum ETH) digitalmente, em segundos e em qualquer lugar do mundo.

Kickante: Plataforma virtual de financiamento coletivo.

Os cinco cases vencedores receberão da Microsoft a assinatura do serviço BizSpark Plus, por dois anos, e conta Azure com crédito de 120 mil dólares, sem teto mensal, por dois anos, em uma única conta e assinatura MSDN, que dá acesso aos softwares da Microsoft já mencionados. As cinco terão direito ainda a bolsas de 50% no curso de pós-graduação “Gestão da inovação e direito digital”, o primeiro a reunir gestão, tecnologia e direito digital. Finalmente, a Cantarino Brasileiro bonificará os vencedores com U$ 12.000,00 em produtos e serviços em eventos e publicações no decorrer de 2017.