65% dos principais bancos brasileiros estudam a implantação de projetos em blockchain

Com a participação de 17 bancos que representam 91% dos ativos dessa indústria no País, a Pesquisa de Tecnologia Bancária 2017 apresentada pela FEBRABAN ontem (10) revelou que 65% deles estudam a implantação de projetos que têm como base o uso de blockchain.

A informação consta da parte da pesquisa dedicada a estudar o foco dos bancos em novas ferramentas disruptivas e na ampliação dos serviços bancários. Além do blockchain, o trabalho afirma que 47% dos bancos investem em Analytics e 24% em Computação Cognitiva.

Realizada há 25 anos pela FEBRABAN, em 2017, a pesquisa foi desenvolvida em parceria com a Deloitte. O estudo foi feito com a aplicação de questionário online junto às instituições financeiras, entrevistas com especialistas, consolidação de dados públicos e também com pesquisas internacionais da Deloitte para ampliar e aprofundar a análise dos dados.

Pela primeira vez o estudo traz também alguns destaques sobre as principais prioridades de investimentos e despesas em tecnologia para oferecer melhorias aos seus clientes. Segundo as instituições financeiras entrevistadas, as três principais prioridades para o mobile banking serão as melhorias das transações com movimentação financeira (77%), possibilitar que o cliente consiga customizar a exibição dos serviços (54%) e realizar melhorias relacionadas à acessibilidade (46%). Já no caso do internet banking, os focos serão as customizações pelo cliente (62%), as melhorias relacionadas à acessibilidade (54%) e proporcionar uma integração multicanal (46%).