Fintechs brasileiras já receberam R$ 1 bilhão de investimentos dos fundos de private e venture capital

Durante o Congresso 2017 da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (Abvcap), encerrado terça-feira (6), em São Paulo, a entidade divulgou a informação de que os fundos de private equity e venture capital já investiram R$ 1 bilhão em fintechs brasileiras.

Moderador de um painel a respeito do tema no evento, o sócio da TozziniFreire Advogados, Rodrigo Vieira, citou dados para demonstrar a evolução do setor. De acordo com seus números, em 2016, 56% das transações bancárias foram digitais, o que representou 27% de aumento comparado a 2015. Ele ressaltou ainda os principais setores nos quais as startups financeiras estão atuando no país afirmando que 32% são voltadas para pagamentos, 18% gestão financeira e 13% empréstimos.

Para o sócio responsável pelos fundos de Venture Capital da Performa Investimentos e conselheiro deliberativo da ABVCAP, Humberto Matsuda, as fintechs têm provocado uma mudança de comportamento, apresentando um celeiro de ideias e estabelecendo uma relação importante com usuário final, que espera e demanda por facilidade de acesso, interconexão e solução digital. “Esse processo de inovação, baseado em nova cultura tecnológica e de revolução digital, encontra barreiras no ambiente dos bancos, mas nas fintechs funciona por ser considerado foco e atividade principal”, disse.

Os debatedores afirmaram também que este mercado ainda deve ter várias novidades citando a tendência de que empresas não financeiras como Google, Facebook e Apple estão desenvolvendo suas tecnologias financeiras, e poderão se tornar a curto prazo futuras fintechs.

“Estamos vendo o desenvolvimento de fundos específicos para fintechs”, disse Rodrigo Vieira.