Adeus Transferência Bancária, o Futuro Chegou!

transferencia bancaria
transferencia e pagamento celular

Você lembra aquela época em que pagávamos nossos amigos e pendências através de dinheiro, cheques ou de transferências bancárias?

O quê? Você ainda faz isso!? Então fique tranquilo pois eu trago boas novas: o futuro já chegou!

Mas Hoje em Dia já é tão Simples! O Que Poderia Melhorar?

De fato, atualmente é bem mais simples realizarmos pagamentos e transferências do que há 15 anos atrás. Porém, ainda temos muito a evoluir!

Por exemplo, muito brasileiros ainda são desbancarizados. Para eles, fazer um TED/DOC está fora de cogitação.

Além disso, ainda é comum os grandes bancos cobrarem por transferências deste tipo. Para pessoas de baixa renda, este custo chega até a ser proibitivo.

Em um mundo cada vez mais digital, não faz sentido ainda dependermos de dinheiro vivo ou de bons pacotes bancários para conseguir realizar transferências entre pessoas.

Diga Adeus as Transferências Bancárias Pois as Fintechs Chegaram!

Foi exatamente com a ideia de facilitar cada vez mais a nossa vida que novas empresas entraram no ramo das transferências pessoais.

Lá fora, isso começou principalmente com as fintechs Venmo e Square Cash. Basicamente, ao criar uma conta nelas, você pode realizar pagamentos para os seus amigos sem pagar nada por isso.

Ainda, elas permitem que você pague para comerciantes através do aplicativo. Neste caso, o lojista ou prestador de serviço paga uma pequena taxa para usá-lo.

Como esta taxa pode ser muito menor do que o custo de se adquirir uma máquina de cartões, esta se tornou uma opção para muitos comerciantes.

Aqui no Brasil já temos exemplos similares, como a fintech PicPay. Ela tem o mesmo princípio que as outras. É necessário criar uma conta, assim como em uma rede social. A partir daí, já é possível receber dinheiro e realizar pagamentos.

Estes pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito ou pelo saldo no aplicativo. Para ter saldo nele, basta emitir um boleto bancário dentro da própria plataforma e realizar o pagamento.

Caso tenha saldo no aplicativo e queira sacá-lo também é muito simples. Basta dizer qual a sua conta no banco que eles lhe enviarão o  dinheiro.

Tudo isso pode ser feito gratuitamente. Novamente, só é cobrado o comerciante que usa o app para receber por seus produtos/serviços.

As Gigantes de Tecnologia Também Vieram!

Felizmente, a concorrência está viva neste setor e as gigantes de tecnologia não ficaram de fora.

Uma das primeiras a se movimentar neste sentido foi nada mais nada menos do que próprio Facebook.

Sim, isso mesmo que você leu! Lá nos Estados Unidos já é possível realizar transferências para seus amigos na rede social através do seu aplicativo facebook messenger.

Infelizmente, essa opção ainda não tem previsão de chegar no Brasil.

Outra gigante que anunciou sua entrada no ramo foi a fabricante de iPhones, a Apple.

A partir de sua próxima atualização para o iOS 11, será possível enviar dinheiro diretamente para seus contatos através do iMessage.

Todo o seu saldo acumulado desta forma poderá ser enviado para sua conta bancária, ou utilizado para pagamento em diversos locais pelo Apple Pay.

O Apple Pay é onde o usuário pode armazenar os seus cartões dentro do celular, e é lá que ficará um cartão com o seu saldo do iMessage.

Com cada vez mais lugares aceitando Apple Pay, ficará simples receber dinheiro pelo celular e gastá-lo sem a necessidade de acionar um banco.

Até Mesmo os Bancos estão se Mexendo!

Claro que toda essa disrupção afeta diretamente os bancos. Com isso, alguns já começam dar sinais de mudanças, ainda que lentamente.

O Banco do Brasil, por exemplo, anunciou que “em breve” permitirá que seus clientes façam transferências entre si dentro do aplicativo de mensagens Whatsapp.

Ainda é um passo lento, mas já é um sinal de que essas mudanças estão começando a ser sentida pelos grandes bancos.

Aproveite o Futuro!

Por isso mesmo, aproveite as simplificações que essas mudanças podem lhe trazer.

São cada vez mais áreas no mundo que são afetadas pelas inovações, e a financeira não fica de fora.

Se você gostou não deixe de comentar e compartilhar nas redes sociais! Aproveite, ainda, e visite a nossa página dos Juros Baixos! Estamos sempre postando conteúdo de finanças pessoais por lá, além de termos o melhor comparador de empréstimos do mercado.

Até a próxima!