Fintechs brasileiras de API, machine learning e biometria são destaques no Fórum Internacional de TI na Rússia

As fintechs LabsBank, gerenciadora de APIs para bancos, LipperHub, machine learning e Griaule, biometria, representaram o Brasil no IX Fórum Internacional de TI realizado entre os dias 6 e 7 de junho na cidade de Khanty-Mansiysk, na Rússia. O evento contou com o apoio e participação da Comissão da Federação Russa para a UNESCO, do Ministério da Economia, da Câmara de Comércio e Indústria da Federação Russa e de representantes do corpo diplomático dos países que compõem os BRICS.

Os empreendedores brasileiros apresentaram suas soluções em um painel dedicado a discutir as novas tendências no setor bancário e o a inovação dos países com economia em rápido desenvolvimento.

De acordo com Rogerio Melfi, da LabsBank, a iniciativa proporcionou uma oportunidade de disseminar a cultura do open banking e também a troca de experiências com ecossistemas e culturas diferentes. “A sensação é que o ambiente fintech na Rússia vive um estágio parecido com o brasileiro, porém a proximidade com a Europa pode ser um fator que viabilizará um desenvolvimento mais rápido do que o nosso”, diz.

Melfi explica que a participação da LabsBank no fórum foi motivada por um convite feito pelo banco Otkritie Holding, instituição que estuda adotar iniciativas de open banking. Segundo ele, apesar disso, no momento a empresa brasileira não está envolvida em nenhum processo comercial com instituições russas.

Já no Brasil, a fintech nascida há dois anos e meio possui provas de conceito realizadas com vários bancos que estudam o fechamento de contrato. O foco da LabsBank são bancos regionais e estaduais, assim como bancos de investimentos e instituições de nicho. “ O open banking ainda é uma operação relativamente nova no Brasil. Acreditamos que em breve as instituições passarão a ter maior confiança em relação à segurança e maior clareza sobre suas vantagens”, avalia.