Fintech de pagamento anuncia uso de blockchain para reduzir taxas e tempo de repasse para os comerciantes

De acordo com uma reportagem publicada pelo portal Blockchain News , a fintech Monetha  anunciou para o dia 22 de agosto sua próxima campanha de ICO  (Inicial Coin Offerings). A empresa tem como projeto revolucionar o mercado de gateways de pagamento com o uso da blockchain Ethereum. A nova tecnologia possibilitaria a redução de processos existentes para autorizar a quitação das transações e consequentemente faria com que o valor pago pelo consumidor chegue mais rápido ao poder dos comerciantes e prestadores de serviços.

A reportagem argumenta que a estrutura dos gateways e das processadoras tradicionais contempla até 15 etapas desde a configuração até o encerramento. Por esta razão, as taxas de transações e serviços associados geralmente ficam mais altas, em torno de 2% a 6% por transação. Além disso, o tempo de espera varia de minutos a horas ou mesmo dias.

A Monetha afirma que oferecerá apenas um passo e custará uma taxa de transação fixa de 1,5 % com uma velocidade de execução de aproximadamente dois minutos. O site da empresa explica que isto é possível porque não há bancos ou intermediários envolvidos. “Apenas o comprador e o comerciante. Ambos com a capacidade de executar uma transação de confiança”, diz o texto.

A solução é alimentada por contratos inteligentes com um sistema descentralizado de confiança e reputação. Um algoritmo incorporado analisa a reputação dos usuários e atribui classificação de confiança a cada uma das partes. A classificação de confiança é constantemente ajustada com base nas revisões, registros de reivindicações e disputas.