Como as Fintechs Estão Simplificando o Crédito para Empresas no Brasil

crédito para empresas com fintechs inovadoras
Fintechs e o crédito para empresas

Crédito para empresas no Brasil é, tradicionalmente, um desafio. No país das mais altas taxas de juros do mundo, a burocracia também dá as caras, dificultando ainda mais o acesso a crédito.

Mas, será que é possível uma simplificação desse processo todo, e ainda, com juros baixos?

Finalmente, podemos dizer que a resposta é sim! Graças a tecnologia, há cada vez mais fintechs atuando nesse mercado para facilitar a vida dos empresários brasileiros!

Nessa linha, usando como base o Radar Fintechlab, vamos listar e explicar um pouco mais sobre as principais fintechs que atuam nesse mercado.

Lembrando que aqui, iremos falar somente daquelas que possuem linhas específicas para empresas, ou seja, formalizadas com CNPJ.

Mas antes, uma explicação

Antes de falar mais sobre cada fintech precisamos dar algumas informações sobre elas.

Dada a regulação brasileira, nenhuma dessas empresas está autorizada a realizar empréstimos. O que acontece é que elas, normalmente, atuam como correspondentes bancários.

Ou seja, elas atuam como prestadora de serviços para os bancos, como uma casa lotérica por exemplo.

Elas atuam junto a uma instituição parceira (um banco ou uma financeira) que irá realizar a operação de crédito.

Outras, ainda, atuam de forma a unir a empresa que precisa de crédito com diversas instituições diferentes, em busca da melhor combinação.

O importante aqui é que nenhuma dessas fintechs estará, de fato, lhe emprestando dinheiro.

Passada essa breve explicação, vamos a lista!

Adianta

Começaremos pela fintech de São Paulo chamada Adianta. A proposta deles é de usar a tecnologia para facilitar o adiantamento de recebíveis para micro e pequenas empresas.

Todo o processo é simples e online. Basta se cadastrar, enviar alguns documentos básicos e escolher as notas que deseja fazer o desconto.

O valor mínimo da operação é de R$ 1.000,00 e as taxas de juros variam entre 2,5% a 10% ao mês.

A fintech pode ser uma boa opção para empresas que buscam capital de giro.

Entretanto, há um cuidado a ser tomado. Ao adiantar recebíveis pela Adianta, você se torna co-responsável pelo pagamento. Isso significa que se seu cliente não pagar, você terá de arcar com a obrigação junto ao banco ou financeira que realizou a operação.

BIVA

Essa outra fintech também é de São Paulo mas tem um modelo de atuação diferente da Adianta. Eles funcionam com um modelo já consolidado fora do brasil, que é o de marketplace.

Isso quer dizer que eles atuam unindo pessoas que querem investir, com empresas em busca de um empréstimo para crescer.

Os valores vão de 3 mil até 500 mil reais para micro, pequenas e médias empresas. O prazo máximo disponível é de 24 meses e as taxas de juros variam de 1,7% até 6,3% ao mês.

A BIVA também empresta recursos para MEI, entretanto, as taxas e valores são determinados caso a caso.

Importante lembrar que em caso de atraso de pagamento, a fintech cobra multa de 2% mais 1% de juros de mora até o pagamento ocorrer.

O modelo deles é bem interessante, permitindo uma nova aplicação de renda fixa para o investidor.

O risco, aqui, fica por conta da possível inadimplência. Para diminuí-lo, a BIVA possui um fundo de 15% da sua carteira especificamente para esse propósito, e ainda trabalha com um “portfólio de propostas”.

Isso quer dizer que o investidor vai diversificar o seu investimento, financiando várias empresas e reduzindo o risco de calote.

BizCapital

Essa fintech do Rio de Janeiro estabeleceu uma parceria com a Socinal S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento para oferecer seus serviços.

A BizCapital atua principalmente no financiamento para capital de giro para pequenas e médias empresas, incluindo MEIs.

O valor máximo de empréstimos concedidos por eles é de 100 mil reais e as taxas de juros variam entre 2,29% e 6% ao mês.

A fintech não solicita garantias para realizar seus empréstimos e os prazos de pagamento variam entre 3 e 12 meses, com carência de até 50 dias.

Seu modelo de crédito, que seleciona somente as empresas com risco mais baixo de calote é um dos responsáveis por garantir juros mais baixos nos seus empréstimos.

CaptaMoney

Esta fintech de Belo Horizonte é focada em levar linhas de financiamento de longo prazo a pequenas e médias empresas.

O empréstimo de longo prazo, de uma forma geral, possui vencimento entre 5 e 20 anos, incluindo aí o prazo da carência.

No site deles é possível ver que eles atuam com as principais instituições financeiras do Brasil. Isso significa que eles usarão suas informações para fazer a pesquisa entre os bancos e financeiras para encontrar a menor taxa para sua empresa.

A grande vantagem é que a CaptaMoney consegue, apenas com o CNPJ, captar mais de 90% dos dados da empresa para montar a análise de risco. O resultado é menos tempo gasto, menos burocracia e um menor custo.

Entretanto, não foi possível encontrar no site deles informações sobre os valores concedidos nem sobre as taxas cobradas. O que você pode fazer é preencher seus dados para uma simulação gratuita no site da CaptaMoney e descobrir como seria pegar um empréstimo através deles.

CRR Factoring

Essa empresa de São Paulo atua de forma parecida com a Adianta: antecipando recebíveis.

O foco é em pequenas e médias empresas e todo o processo é feito de forma online no site deles.

Não conseguimos mais informações sobre valores e taxas no site da CRR.

Se quiser saber mais, vale a pena tentar entrar em contato com eles. No site tem informações como telefone, email e até mesmo Skype!

F(x)

A “f de x” é uma das fintechs de crédito para empresas mais conhecidas nesse cenário.

O que essa empresa de São Paulo faz é atuar como um marketplace de crédito. Ou seja, eles conectam empresas com necessidade de crédito a uma extensa base de financiadores.

Primeiro, os bancos e fundos se cadastram no site deles, colocando informações sobre sobre o tipo de crédito que pretendem conceder.

Já as empresas criam um perfil com informações sobre o tipo de negócio que atuam, as garantias que possuem e o crédito que procuram.

Então, a f(x) faz uma busca com o objetivo de fazer o “match”. Ou seja, encontrar as empresas certas com os financiadores certos.

Diferentemente das fintechs anteriores, a “f de x” tem como foco somente médias e grandes empresas com uma receita mínima anual de 30 milhões de reais, ou garantias no valor superior a 4 milhões de reais.

Além disso, ela é diferente da BIVA no sentido de marketplace. Enquanto a primeira atua unindo pessoas que querem investir com empresas que precisam de crédito, a f(x) une bancos e fundos com as empresas que precisam de dinheiro.

Além disso, a f de x também vem implementando um sistema de adiantamento de recebíveis. Montando uma espécie de leilão, ela coloca os bancos e instituições financeiras “competindo” para oferecer a menor taxa para a empresa.

Esse trabalho de unir os clientes certos e ampliar a concorrência é um dos grandes fatores por trás do sucesso que a f(x) vem tendo no mercado.

Nexoos

Essa fintech de São Paulo atua de forma parecida com a BIVA. Eles são um marketplace unindo pessoas que querem investir com pequenas e médias empresas que necessitam de financiamento.

A diferença é que, na Nexoos, o investidor pode escolher a empresa em que ele quer investir.

Para as empresas que buscam financiamento, as taxas de juros costumam variar entre 1,4% e 2,6% ao mês e não é necessário apresentar garantias.

A Nexoos oferece linhas de crédito para Capital de Giro, Compra de Estoque, Expansão e Refinanciamento.

Os valores financiados vão de 25 mil reais até 200 mil reais, com prazo de pagamento de 3 até 24 meses. O período de carência pode ir até 3 meses.

Como pré-requisitos, as empresas que buscam crédito na fintech devem ter pelo menos 2 anos de CNPJ ativo e faturamento anual mínimo de 250 mil reais.

Kavod Lending

Essa é uma das fintechs mais novas dessa lista, tendo iniciado suas operações ainda em 2017.

Eles, que estão sendo acelerados pelo programa Ahead Visa, buscam um esquema similar a algumas fintechs já descritas anteriormente. A Kavod atua no esquema de peer-to-peer lending, ou seja, onde qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar empréstimos para pequenas e médias empresas.

Como eles são muito novos, o seu site ainda não possui muitas informações. Mas já podemos adiantar que os empréstimos são feitos sempre online, com a apresentação de alguma garantia e que as taxas de juros começam em 1,15% ao mês.

E pra quem está se perguntando, o nome Kavod vem do hebraico, que significa “justo” ou “nobre”.

Empréstimos + fintechs = simplificação e juros baixos!

Apesar de muito diferentes em suas formas de atuar e público-alvo, a grande similaridade entre todas essas fintechs apresentadas são os juros baixos e a pouca burocracia envolvida.

Por exemplo, enquanto que na Nexoos as taxas de juros para capital de giro chegam até 2,6% ao mês, em um grande banco brasileiro essa taxa chega até 7%.

Além disso, todo o processo de envio de documentos e análise de crédito é feito online, poupando ao empreendedor muito tempo e “dor de cabeça”.

O uso da tecnologia permite, cada vez mais, uma redução de custos e ganhos de eficiência, o que resulta em empréstimos mais simples e a juros menores.

Se você tem uma empresa e está em busca de financiamento, não deixe de conferir uma das opções acima.

Além disso, se você está em busca de um empréstimo pessoal fique tranquilo pois as opções são ainda mais variadas!

Indo até o site do JurosBaixos você pode fazer uma simulação do empréstimo que deseja e encontrar todas as opções disponíveis no mercado, inclusive as fintechs! Dessa forma você garante que vai conseguir os juros mais baixos no seu empréstimo.

Alguma dúvida ou sugestão? Então não deixe de comentar na nossa página do facebook e de compartilhar esse texto nas mídias sociais!