Aceitação ao risco de falha é apontada por 71% das empresas como base para chegar a maturidade digital

Um novo estudo divulgado hoje (13) pelo MIT Sloan Management Review (MIT SMR) e pela Deloitte Digital revelou que a superação da aversão ao risco é uma das características mais importantes das empresas digitais. O trabalho mostrou que 71% das organizações que amadurecem digitalmente afirmam ter chegado a este estágio incentivando a experimentação e aceitação ao risco de falha.

A pesquisa intitulada “Alcançando a maturidade digital: adaptando sua empresa a um mundo em mudança“, tem o objetivo de examinar os hábitos de transformação digital e de “maturação digital”.

As avaliações tiveram como base as respostas de mais de 3.500 executivos de empresas, gerentes e analistas de organizações de todo o mundo. Outra constatação apresentada foi a de que as organizações bem-sucedidas na maturação digital estão atraindo a maior quantidade de talentos.

Impulsionados pelas oportunidades para se desenvolver em um ambiente digital e uma cultura que recompensa a colaboração, a experimentação e a tomada de riscos, essas empresas são mais propensas a reter os melhores profissionais. Os números dizem que 77% das organizações que amadurecem digitalmente reconhecem e recompensam a colaboração e as equipes multifuncionais como pedras angulares de como elas operam.

A pesquisa, realizada no outono de 2016, captou ideias de indivíduos em 117 países e 29 indústrias, de organizações de vários tamanhos. A maturidade digital foi medida sugerindo aos entrevistados que  “imaginassem uma organização ideal transformada por tecnologias e capacidades digitais que melhorem os processos, envolvam talentos em toda a organização e conduzam novos modelos de negócios geradores de valor”. Os entrevistados avaliaram sua empresa contra esse ideal em uma escala de 1 a 10.

O relatório completo pode ser visto neste link.