De chegada ao Nubank, Gustavo Franco diz à revista Exame que fintechs provocarão transformações devastadoras em 10 anos

O ex-presidente do Banco Central e fundador da gestora Rio Bravo, Gustavo Franco protagonizou a notícia mais relevante sobre o ecossistema fintech brasileiro nesta semana ao ser anunciado como a nova contratação do Nubank. Ao falar sobre seus desafios, planos e expectativas em uma entrevista para a revista Exame PME, o executivo declarou, entre outras coisas, que as fintechs provocarão uma transformação devastadora, no bom sentido, na indústria financeira brasileira nos próximos 10 anos.

Segundo ele, o cenário de alta concentração bancária no varejo proporciona grande oportunidade para o surgimento de concorrentes mais eficientes.   “ A concorrência vai fazer os incumbentes se sacudirem e migrarem suas plataformas para outros formatos”, disse.

Franco afirmou também que além da tecnologia, a preferência do público pela plataforma aberta será outra mudança importante. Ele explicou que as pessoas querem ser donas de seu próprio dinheiro e, dentro dos bancos, estão sempre sujeitas a ofertas de produtos e serviços do próprio banco. Desta forma, ele acredita que há um conflito de interesse permanente que cria uma espécie de má vontade estrutural contra o banco. “Existe uma disposição muito grande por parte do público por alternativas. Ha demanda por produto novo, inovação, concorrência, formas criativas, mais cômodas e baratas de fazer as coisas no mundo financeiro.Essas transformações vão ser feitas nos próximos dez anos e serão devastadoras, no bom sentido”, declarou.

A íntegra da entrevista com os detalhes da atuação de Gustavo Franco junto ao Nubank pode ser lida neste link.