Lançamento de laboratório de inovação financeira por CVM, ABDE e BID tem debate sobre sustentabilidade

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) , a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançam hoje (03) o Laboratório de Inovação Financeira (LAB) para a Sustentabilidade, iniciativa criada com o objetivo de impulsionar o debate para a criação de ferramentas financeiras que permitam o avanço do desenvolvimento sustentável no país.

A abertura dos trabalhos da entidade acontecerá com uma programação com a participação de especialistas internacionais que irão debater sobre experiências, avanços no financiamento verde e potenciais instrumentos financeiros e do mercado de capitais para promover investimentos sustentáveis, além de discussões sobre como o Brasil pode se posicionar diante dos novos desafios.

Entre os temas, um dos destaques será a avaliação das oportunidades para o desenvolvimento de instrumentos financeiros inovadores para impulsionar investimentos privados com impacto positivo social e ambiental.

O LAB é concebido como um fórum de discussão intersetorial que contará com a presença de instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs), intermediários financeiros privados, investidores, especialistas, reguladores e representantes de setores chave da economia. O intuito é fomentar a criação de instrumentos de investimento e de estruturas financeiras, que maximizem a alavancagem do setor privado e que otimizem o uso de fundos de doadores.