Presidente do Banco Central anuncia para breve consulta pública sobre fintechs de crédito

Ao fazer o discurso de abertura do XII Seminário Anual sobre Riscos, Estabilidade Financeira e Economia Bancária, na sexta-feira (11), em São Paulo, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, revelou que a instituição deverá abrir em breve uma consulta pública relacionada ao funcionamento das fintechs de crédito.

Em sua fala, ele ressaltou que o desenvolvimento tecnológico tem facilitado o aparecimento de novos modelos de negócio, como as fintechs de crédito, que tendem também a aumentar a concorrência no Sistema Financeiro Nacional, propiciando o aumento da oferta de crédito destinada ao atendimento de alguns segmentos da economia, particularmente dos micros, pequenos e médios empreendedores.

“A proposta normativa aborda requisitos essenciais para a sistemática envolvida nas operações de empréstimo entre pessoas, conhecidas internacionalmente por peer-to-peer (P2P), com o objetivo de promover a criação de instituições especializadas que operem de forma segura e ordenada na realização de empréstimo por meio de plataforma eletrônica” declarou.

Ilan disse também que ferramentas como inteligência artificial, blockchain, big data e computação em nuvem podem trazer ganhos para os processos, especialmente na capacidade de monitoramento da estabilidade financeira. “O desafio é reconhecer esses ganhos e adotar as novas tecnologias a favor da solidez e da resiliência do sistema financeiro” afirmou.

Veja a íntegra do discurso.