Brasil é o 1º governo sul-americano a fazer POC em blockchain com projeto do Ministério do Planejamento

O portal www.ethnews.com informou que o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, acaba de produzir uma prova de conceito (POC) bem-sucedida para um sistema de verificação de documentos e identidade em blockchain. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Microsoft e a empresa especializada em blockchain ConsenSys. Com a iniciativa o país se tornou o primeiro na América do Sul onde o governo submeteu um teste para a realização de serviços em blockchain.

De acordo com o site, o Ministério do Planejamento usou a uPort, uma plataforma de identidade auto-soberana baseada em Ethereum que permite que as pessoas tenham sua identidade e controlem suas informações pessoais.  O objetivo era medir a viabilidade do emprego desta tecnologia para verificação de documentos notariais importantes. A avaliação foi de que a aplicação pode fornecer às agências públicas acesso a um sistema simplificado de aprovação e assinatura.

Segundo a chefe do Departamento de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Adriane Medeiros Melo, esta tecnologia promove a descentralização, a audibilidade e a segurança das transações na Internet, cujo potencial é permitir a troca confiável de ativos através deste novo canal. “Essa descentralização mitiga os riscos de um sistema com um ponto único de falhas além de reduzir o tempo e o preço das operações “, disse.

O líder do projeto uPort, Rouven Heck declarou que a solução permite ao Ministério do Planejamento oferecer aos cidadãos um maior acesso aos seus serviços de forma mais segura, privada e eficiente. “ Ele coloca o usuário no controle de sua própria identidade ” finalizou.