Estcoin, da Estônia, pode ser a primeira criptomoeda estatal do mundo e lançar tendência

O governo da Estônia anunciou nesta semana ter a intenção de lançar sua própria moeda criptográfica que recebeu o nome de “Estcoin”. Ela seria a primeira iniciativa no mundo de uma nação a adotar uma moeda digital estatal. A inovação estaria ligada ao e-Residency, outro programa do governo estoniano por meio do qual qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta pode se tornar residente digital daquele país.

No texto que anunciou o projeto Estcoin para o mundo, o Diretor Gerente da e-Residency, Kaspar Korjus, explicou que a criptomoeda poderia ser lançado através de uma ICO.

O artigo explica que “com o tempo, os estcoins também podem ser aceitos como pagamento para serviços públicos e privados e, eventualmente, funcionar como uma moeda viável utilizada globalmente. Ao usar nossas APIs, as empresas e outros países poderiam aceitar esses mesmos tokens como pagamento. Também será possível construir mais funções no topo dos estcoins e usá-los para mais propósitos, como contratos inteligentes e serviços notariais”, diz.

A análise de Korjus vai ainda além. Segundo explica na publicação, “como oportunidade de investimento, a Estcoin poderia beneficiar a Estônia e ser atraente para os investidores desde o início do lançamento. Contudo, com a E-Residency, as oportunidades a longo prazo podem ser muito maiores e possivelmente além de qualquer coisa que possamos compreender atualmente”.

Em outro trecho ele diz que o uso da Estcoin pode crescer muito mais do que a Estônia. “O mesmo está acontecendo com a e-Residency como um todo. Inicialmente ele foi pensado como uma forma de fazer parte da nação Estonia, mas agora está criando uma nova nação digital global, impulsionada pela República da Estônia”, projeta.

O texto completo do blog pode ser acessado aqui e neste link é possível se cadastrar para receber informações sobre a proposta da criação da criptomoeda.