Nova criptomoeda desenvolvida por seis bancos globais deve entrar em circulação em 2018

Com base em uma matéria publicada pelo jornal Financial Times no final da semana passada, circulou a informação de que uma nova criptomoeda desenvolvida em parceria entre seis bancos com abrangência global deve entrar em circulação no ano que vem. A instituição idealizadora do projeto é o banco suíço UBS, que já contava com o apoio do Santander e do Deutsche Bank. Mais recentemente se juntaram à iniciativa o Barclays, o Crédit Suisse e o HSBC.

O plano tem como base o lançamento de uma nova forma de liquidação de transações financeiras através da tecnologia blockchain.  A solução teria uma criptomoeda comum a vários bancos que permitirá acelerar ainda mais a velocidade das transações entre os diversos agentes do setor financeiro. Os executivos envolvidos informam que os reembolsos e investimentos em ações por parte destas entidades não precisarão mais aguardar pelas tradicionais autorizações ou transferências de verbas de um banco para o outro e serão concluídos segundos após a realização das transações.

A promessa é de que a nova moeda eletrônica seja facilmente convertível em qualquer moeda física. Ela terá registro contábil em blockchain e permitirá de forma quase instantânea fazer as necessárias verificações e acertos entre instituições.

O chefe da unidade de investimento estratégico e de inovação em fintech do UBS, Hyder Jaffrey, explicou ao jornal Financial Times que os coordenadores do projeto têm desenvolvido conversas com bancos centrais e reguladores com o objetivo de um lançamento limitado no final de 2018. Segundo ele, a nova moeda avançará de forma gradual, com uma série de avanços ao longo do tempo.