Brasil conquista dois entre os três primeiros lugares do 5º Prêmio de Inovação Financeira da América Latina

Tendo o Banco Original como primeiro colocado e o Banco do Brasil em terceiro lugar, o Brasil confirmou a condição de liderança em tecnologia bancária no continente. O país garantiu duas posições entre os três melhores projetos apresentados na 5ª edição do Prêmio de Inovação Financeira da América Latina.

A premiação aconteceu na sexta-feira (1) no encerramento do 17º Congresso Financeiro de Inovação, CLAB 2017, realizado em Miami por meio de uma parceria entre a FIBA ​​ (Florida International Bankers Association), a Felaban (Federação Latino-Americana de Bancos) e a Comissão Latino-Americana de Automação Bancária (CLAB).

O Original conquistou o primeiro posto com o projeto “Seja Original”, solução de abertura de contas e contratação de produtos 100% digital. Já o BB subiu ao pódio com o case “Autosserviços por celular”.  O segundo colocado foi o Bancolombia, com o projeto “Nequi”.

Além dos três primeiros, mereceram destaque ainda o trabalho feito pelo Banco Nacional da Bolívia, que com o seu projeto “O banco na rede social Facebook” obteve uma excelente pontuação. Outras instituições mencionadas foram o Davivienda, da Colômbia, com o case “Chave Casita Vermelho” e o Banorte, do México, com o projeto “Banorte Mobile”. Ambos também se aproximaram muito dos premiados.

Ao falar sobre as principais conclusões do evento, o secretário-geral da Felaban, Giorgio Trettenero, declarou que as fintechs não são a solução, mas uma pequena parte da solução para o desafio de transformar o sistema bancário tradicional em um sistema digital mais abrangente. “Os bancos devem incentivar estreita colaboração com as fintechs. Isso será essencial para criar modelos de negócios que respondem à evolução das exigências dos clientes. Os bancos devem pensar como empresas de tecnologia”, declarou.