Com 1ª nuvem instalada em SP, Google promete reduzir em até 95% o tempo para informação chegar ao usuário

O Google anunciou ontem (19) a entrada em operação em São Paulo da primeira unidade do Google Cloud Plataform na América do Sul. Com essa nova estrutura, a empresa espera oferecer uma redução de 80% a 95% na latência, que consiste no tempo que a informação leva para viajar entre o centro de dados e o usuário.

Junto com o anúncio da nova infraestrutura, o Google também informou que os clientes brasileiros podem agora pagar em Reais pelos serviços, sem a necessidade de fazer pagamentos internacionais e com os impostos previstos sendo recolhidos automaticamente pelo Google. É a primeira vez que o Google oferece uma opção de pagamento em moeda local nos mercados em que opera os produtos do Google Cloud Platform (GCP).

Além de todo o território nacional, a região de São Paulo atenderá clientes do Chile e da Argentina. A infraestrutura da plataforma está espalhada em três zonas de São Paulo e oferece serviços de Storage, Networking, Big Data e Compute. O Head de Tecnologia do Google, Fernando Teixeira explicou à imprensa que os clientes podem combinar qualquer um dos serviços implantados em São Paulo com demais serviços do Google Cloud Platform em todo o mundo, como Prevenção de Perda de Dados, Cloud Spanner e BigQuery.

Chamado de Região de Cloud São Paulo, a estrutura inaugurada na capital paulista integra um complexo de nuvem do Google composto por 12 regiões, 36 zonas e mais de 100 pontos de presença. Para a construção desta rede global, a empresa informou ter investido nos últimos três anos cerca de US$ 30 bilhões.