Atualização de API do Google abre a possibilidade para aceitação de Bitcoin em qualquer loja virtual

O Google adicionou a capacidade de realizar transações em Bitcoin em sua API de solicitação de pagamento. Na prática, a modificação consiste nos primeiros passos no sentido de possibilitar que qualquer empreendedor possa aceitar Bitcoin em suas lojas online.

De acordo com o site Guia do Bitcoin, a informação foi transmitida juntamente com um conjunto de atualizações apresentadas por Matt Gaundry um colaborador da Web Fundamentals, uma iniciativa do Google voltada para os desenvolvedores.

Segundo a publicação, a notícia surgiu em um tutorial sobre como usar os novos recursos da atualização. Nele Gaudry explicou que o Bitcoin pode ser suportado na API por meio do código de moeda ‘XBT’ pois a estrutura está preparada para reconhecer três caracteres como um código de moeda válido.

Segundo a explicação de Gaundry, a nova funcionalidade que permite pagamentos com bitcoin é destinada a aceitar futuros métodos de pagamento que não se enquadram na lista de métodos “oficiais”. Então, em teoria, a API poderia suportar qualquer moeda, desde que tenha um código de três letras. Os comerciantes podem potencialmente aceitar qualquer moeda digital existente.

Apesar do entusiasmo sugerir que a utilização massificada das criptomoedas já é uma realidade, alguns especialistas, ao comentarem a notícia em fóruns de discussão, apontaram que ainda há um caminho a ser percorrido para isso. Segundo eles, os comerciantes precisam construir sites que reconheçam os novos métodos de pagamento, enquanto os usuários precisam ter carteiras compatíveis. Caso contrário o ecossistema não consegue unir o lado do comerciante e o lado do usuário.