Fundação Gates lança código aberto para iniciativas digitais de inclusão financeira

A Fundação Bill e Melinda Gates anunciou ontem (17) em Seatle (EUA) o lançamento de um novo software de código aberto que reduz a complexidade e o custo do desenvolvimento de plataformas de pagamento que conectam clientes necessitados a comerciantes, bancos, provedores de dinheiro móvel e governos. De acordo com comunicado enviado à imprensa, o objetivo é ajudar pessoas excluídas dos serviços bancários de todo o mundo a terem acesso aos serviços financeiros.

O software Mojaloop (palavra criada com base no vocábulo Swahili “moja”, que significa “um”) foi construído em parceria com as desenvolvedoras de tecnologia financeira Ripple, Dwolla, ModusBox, Crosslake Technologies e Software Group, usando tecnologia de ponta como o protocolo Interledger, uma solução de liquidação financeira entre diversos provedores.

“A interoperabilidade dos pagamentos digitais tem sido o problema mais complexo para o setor de serviços financeiros superar. Com o Mojaloop, nossos parceiros tecnológicos finalmente alcançaram uma solução que pode ser aplicada a qualquer serviço, e convidamos o setor de pagamentos e bancos a explorar e testar essa ferramenta “, disse Kosta Peric, diretor adjunto de serviços financeiros para os necessitados da Fundação Gates.

Os desenvolvedores podem acessar o novo software na GitHub, a plataforma de desenvolvimento de código aberto líder mundial. A ferramenta inclui quatro componentes: uma camada de interoperabilidade, que conecta contas bancárias, carteiras de pagamento móvel e comerciantes num ciclo aberto; uma camada de serviços de diretório, que navega pelos diferentes métodos que os provedores usam para identificar contas em cada lado de uma transação; uma camada de compensação de transações, que faz com que os pagamentos sejam imediatos e irrevogáveis; e componentes que protegem contra a fraude

O Mojaloop foi criado pelo projeto Nível One da Fundação Gates, que visa estabelecer igualdade de condições econômicas e recursos para desenvolver modelos de pagamento inclusivos para beneficiários como populações necessitadas do mundo. Junto com o desenvolvimento do Mojaloop, o projeto também reuniu quatro empresas de sistemas móveis (Ericsson, Huawei, Telepin e Mahindra Comviva), para desenvolver APIs de código aberto para interoperabilidade de pagamento móvel.  Essas APIs permitirão que os provedores de dinheiro móvel se integrem perfeitamente com o Mojaloop e  com os produtos desenvolvidos com o software.