Brasileiro quer abrir empresa de tecnologia, mas não tem conhecimento do setor

Uma pesquisa realizada pela MindMiners, encomendada pelo PayPal, revelou que 66%, ou aproximadamente dois terços dos brasileiros, têm o desejo de abrir uma empresa própria com o objetivo de ter mais liberdade e autonomia. Entre as pessoas que manifestaram este desejo, mas ainda não começaram a colocar o projeto em prática, o setor da tecnologia é o que atrai o maior número de candidatos. Ele foi a opção escolhida por 20% dos entrevistados. O trabalho também detectou que 52% dos futuros empreendedores não têm conhecimento sobre o setor no qual querem entrar.

O estudo foi realizado entre os dias 31 de agosto e 11 setembro de 2017. O objetivo foi traçar um raio X do empreendedorismo no País. Para tanto, a fase de coleta da pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira ouviu pessoas que, de fato, já empreendem. E a segunda teve como foco homens e mulheres que nutrem o sonho de empreender.

Além dos 20% que querem abrir uma startup de tecnologia, outros 17% disseram ainda estar em dúvida sobre o setor de atuação, enquanto 11% pensam em abrir um comércio e 7% responderam que pretendem abrir uma empresa de engenharia.

Mais da metade deles, 51% querem ter loja física, além de um e-commerce contra 20% que pretendem ter somente espaços físicos e 10% que pensam em empreender apenas no mundo online.

Além dos 52% que disseram não ter conhecimento sobre o setor em que pretendem atuar outro número chama a atenção sobre o nível de preparação dos candidatos a empresários. A pesquisa recebeu 68% de respostas demonstrando que eles ainda não investiram em nenhuma pesquisa de mercado.

Com relação ao capital disponível para o desafio, 22% deles dizem ter até R$ 10 mil para investir em um negócio próprio; 44% ainda não sabem quanto terão para gastar; e 9% dizem ter em caixa entre R$ 21 mil e R$ 50 mil para tornar a empresa realidade.

Nesse universo de pesquisados, 64% ainda não buscaram ajuda para iniciar o negócio, mas quem o fez procurou, principalmente, o Sebrae (19%), universidades (13%) e bancos (7%).

Entre os fatores que mais atrasam a tomada de decisão, 49%, apontaram a falta de capital. Outros 18% citam a falta de conhecimento sobre empreendedorismo; 14% dizem não ter tempo; e 12% se dizem inseguros.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser acessadas no Blog do PayPal.