Apenas 19% dos MEIs têm relacionamento com bancos como pessoa jurídica

Na programação do ‘III Fórum de Cidadania Financeira’, que está acontecendo nesta semana no Centro de Convenções Vitória, na capital do Espírito Santo, o Banco Central apresentou terça-feira (7) o estudo Panorama do Crédito Concedido a Micro Empreendedores Individuais’. O trabalho revelou que apenas 19% dos MEIs têm relacionamento com bancos como pessoa jurídica.

Apesar disso, de acordo com a pesquisa, o número de MEIs tomadores de crédito passou de 1,1 milhão no início de 2012 para mais de 2,8 milhões em agosto de 2017, o que significa uma taxa de crescimento de quase 240% no período.

Realizado em parceria com o Sebrae, a pesquisa cruza, pela primeira vez, a base de cadastro dos MEIs com a base de crédito do Banco Central (SCR), apresentando as principais características da concessão de crédito ao microempreendedor.

As informações foram levantadas a partir de 1,6 mil indicadores do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Em matéria publicada pela Agência Sebrae de Notícias, o gerente de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae, Alexandre Comin explica que os indicadores detalham diversos dados financeiros por porte de empresa, segundo a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LC 123/2006), em nível nacional e por Unidades da Federação.

“Isso traz um nível inédito de detalhamento das estatísticas financeiras das micro e pequenas empresas, que permitirá melhores diagnósticos e elaboração de políticas públicas eficientes”, diz. O executivo participou de uma entrevista coletiva, ao lado do diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, Isaac Sidney, e da chefe do Departamento de Promoção de Cidadania Financeira do BC, Elvira Cruvinel.

Durante o evento, o Banco Central também informou que passará a disponibilizar mais de 1600 indicadores voltados às micro e pequenas empresas por meio do Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS) do BC. Os dados incluem informações sobre saldo de crédito, quantidade de operações, inadimplência, taxa média de juros das operações de crédito contratadas, entre outros, e serão atualizados trimestralmente. Os dados também estarão disponíveis no Portal de Dados Abertos do Governo Federal. A criação e divulgação dos indicadores faz para da Agenda BC+, no pilar Mais Cidadania Financeira.