São Paulo recebe 2ª edição da Startup Weekend Blockchain

Entre os dias 8 e 10 de dezembro a sede da FLAGCX, em São Paulo, será o palco para a Techstars Startup Weekend Blockchain, evento realizado pela Techstars, uma das maiores aceleradoras de startups do mundo. A programação tem como objetivo canalizar ideias inovadoras e fomentar a criação de negócios acerca da tecnologia Blockchain.

Ao longo de três dias os participantes irão apresentar ideias de negócios e receberão a orientação de um time de mentores experientes para transformar as ideias em negócios de sucesso. Eles deverão validar as ideias com o mercado real, prototipar uma solução e realizar uma apresentação final a uma banca de especialistas. A iniciativa vai desafiar os participantes a criarem, em apenas 54 horas, uma startup que atenda às necessidades reais do mercado.

A primeira edição do evento aconteceu em outubro, em Nova York, nos Estados Unidos. Sua idealizadora, a da Techstars, já realizou, desde 2009, mais de 2.900 ações em 150 países diferentes onde mais de 23 mil ideias de negócio foram trabalhadas. Vários cases de startups de sucesso surgiram no Startup Weekend com destaque para os cases brasileiros da EasyTaxi (surgida em uma edição no RJ em 2011) e da One Cloud (surgida em uma edição em BH em 2014 e recentemente adquirida pela Tivit).

De acordo com João Canhada, CEO da Foxbit, “a tecnologia blockchain nos permite desenvolver inovações para diversos mercados, como o financeiro, segurança, mobilidade, saúde e muitos outros”. Alguns argumentam que a tecnologia blockchain é como a próxima internet. Ou seja, a internet foi o facilitador e o mecanismo de entrega para algumas das maiores ideias das últimas duas décadas. Blockchain pode fazer o mesmo durante as próximas duas décadas e esta é a chance de sermos os primeiros a abraçar e construir sobre isso.