BNDES abre consulta pública e seleciona fintechs para parceria

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está abrindo hoje (17) uma consulta pública para selecionar projetos de de fintechs com interesse em se integrarem ao Canal do Desenvolvedor de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). O projeto busca empresas com serviços disponíveis operacionalmente no mercado há, pelo menos, um ano em áreas como  educação financeira, análise de crédito, promoção de soluções financeiras entre clientes e agentes repassadores de crédito e leilões reversos de crédito para financiamento.

De acordo com reportagem publicada pela Agência Brasil, o objetivo do BNDES é identificar soluções tecnológicas no mercado para serviços que deverão ser oferecidos pelo banco a empresas de menor porte. A expectativa é que essa integração com as ferramentas mais modernas aumente o acesso dos pequenos empreendedores a financiamentos do banco na medida em que vai melhorar o perfil de crédito das MPMEs. Ao mesmo tempo, a iniciativa poderá levar à profissionalização da gestão financeira de pequenas empresas.

Os fornecedores interessados em participar da consulta pública deverão comprovar que a ferramenta apresentada atende a pelo menos 50% dos requisitos listados para cada assunto pretendido. O prazo final de recebimento das propostas é o dia 15 de março. O edital da consulta pública estará disponível ne site do BNDES.

Em comunicado, o BNDES informa que por meio da consulta, o banco põe à disposição dos fornecedores interessados as especificações para realização de prova de conceito da sua solução e apresentação de questionamentos, comentários e sugestões. O texto diz ainda que a iniciativa segue a tendência mundial de mercado do open banking.

O Canal do Desenvolvedor MPME é um ambiente digital no qual as empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões podem manifestar interesse por financiamento, sem precisar visitar um agente repassador de recursos para iniciar a busca de apoio financeiro do BNDES para seus projetos, informou a assessoria de imprensa da instituição.