Nubank tem caminho aberto para ter uma financeira com decreto de Temer

A publicação de um decreto assinado pelo presidente Michel Temer na segunda-feira (22) torna possível a concretização da estratégia do Nubank de operar com uma financeira. O texto disponível no Diário Oficial da União afirma que “é do interesse do governo brasileiro a participação estrangeira de até 100 por cento no capital da instituição financeira a ser constituída pela Nu Holdings”.

De acordo com reportagem sobre o assunto publicada pela agência Reuters, o documento torna a fintech independente de parcerias com bancos no país para montar toda a estrutura de captação de recursos e oferta de crédito. Para isso, o Nubank poderá constituir um braço de negócio específico, a Nu Financeira.

A matéria explica que a empresa havia solicitado a medida há cerca de dois anos e que o decreto é necessário porque a lei brasileira determina que uma instituição com capital estrangeiro depende de um decreto presidencial.

Ainda segundo a Reuters, mesmo sendo uma empresa brasileira, o Nubank é controlado por uma holding sediada nas Ilhas Cayman.

A fintech já emitiu mais de 3 milhões de cartões no Brasil desde que surgiu em 2014 e, nos últimos anos vem anunciando o lançamento de novos produtos com objetivo de competir mais amplamente com as instituições financeiras tradicionais. Uma das mais importantes neste sentido foi a oferta de contas digitais que permite aos usuários fazer transferências,  pagar contas e fazer investimentos.