Edilson Osório, CEO da OriginalMy, apresenta protocolo para sistema eleitoral em Blockchain

A possibilidade de votações remotas para a tomada de qualquer tipo de decisão com segurança total e livre de interferências externas nos resultados passou a ser real desde ontem (25) quando o brasileiro Edilson Osório, fundador e CEO da OriginalMy, apresentou o primeiro protocolo prático que permite voto secreto em blockchain público.

Osório explica que a implementação reproduz todas as etapas de uma eleição, utilizando blockchain e smart-contracts como suporte para o registro e a contabilização de todos os votos. O sistema utiliza diversos protocolos de criptografia para garantir o sigilo do voto, ao mesmo tempo que permite que o mesmo seja auditado e contabilizado.

A proposta contempla a emissão de comprovantes de voto, sem a necessidade de exibir o conteúdo do seu voto. O documento apresentado por Osório viabiliza que todo o processo possa ser verificado e auditado durante e após o procedimento da eleição.

Em reportagem publicada pelo portal CriptomoedasFacil.com, o criador do White Paper explica que o sistema dá condições ao usuário de verificar se o seu voto foi realmente contabilizado de forma secreta, fator que é motivo de grande volume de reclamação por uma parcela dos eleitores brasileiros com relação às urnas eletrônicas.

Com uma Prova de Conceito (PoC) já executada para comprovar seu perfeito funcionamento, o projeto tem um potencial de aplicação que se estende desde pequenas eleições em associações, até tomadas de importantes decisões por votação remota de acionistas em empresas de capital aberto, passando por projetos de leis e uma infinidade de situações.