Fintechs mantêm liderança entre as startups que os brasileiros mais desejam trabalhar

Pelo segundo ano consecutivo as fintechs foram as empresas mais citadas na pesquisa elaborada pelo LinkedIn entre as startups que os brasileiros mais desejam trabalhar. A LinkedIn Top Startups 2019 traz 25 nomes escolhidos entre companhias que tenham menos de sete anos de atuação, com no mínimo 50 funcionários, de propriedade privada e com sede no Brasil.

Esta é a segunda edição do estudo que assim como no ano passado consagrou o Nubank como líder do ranking. O C6 Bank ficou na segunda colocação e o Neon no quarto lugar. As outras statups financeiras citadas foram a Creditas, (10º); a Warren Brasil, de investimentos (11º); a startup Koin (15º); a Zoop (20º), de meios de pagamento; a Contabilizei, de contabilidade online; e a Atlas Quantum, de negociação de bitcoins.

Para elaborar a lista o LinkedIn avalia as startups com base em quatro critérios que são o crescimento no número de funcionários, o engajamento, o interesse por vagas e a atração de grandes talentos.

O crescimento no número de funcionários é o aumento percentual no número de funcionários ao longo de um ano, que deve ser de no mínimo 15%. O engajamento mede os seguidores e as visualizações da LinkedIn Page da empresa por usuários que não são funcionários, além das visualizações de perfis de funcionários por pessoas que não trabalham na startup. O interesse por vagas é a taxa de visualizações de anúncios de emprego e candidaturas que a empresa recebe, incluindo tanto anúncios de vaga pagos quanto não pagos. A atração de grandes talentos reflete a porcentagem da força de trabalho total da startup composta por profissionais oriundos das LinkedIn Top Companies.

Os dados são normalizados entre todas as startups elegíveis. A metodologia foi aplicada de 1º de julho de 2018 a 30 de junho de 2019.