Whitepaper apresenta três formas de usar Open Banking para aumentar competitividade

A fornecedora global de soluções de tecnologia de serviços financeiros Fiserv publicou um whitepaper descrevendo como as instituições financeiras que adotam uma abordagem estratégica para o open banking podem desenvolver diferenciação competitiva, melhores experiências do cliente e crescimento acelerado.

O vice-presidente sênior e gerente geral de soluções bancárias da Fiserv, Sunil Sachdev afirma que o sistema bancário aberto permite que instituições financeiras de todos os tamanhos, incluindo bancos comunitários locais, trabalhem independentemente com as fintechs para criar propostas de valor exclusivas.

No whitepaper, intitulado “Open Banking: Start Now and Move Fast”, a Fiserv detalha três maneiras principais pelas quais as instituições financeiras podem usar uma abordagem bancária aberta para aumentar sua competitividade no mercado.

A primeira delas seria agilizando o desenvolvimento e a entrega de experiências de alto valor. O segundo modelo é baseado na construção de parcerias com  fintechs complementares para expandir seus serviços e tornando-se “o banco por trás da fintech ”. Já o terceiro formato contempla uma atuação no sistema Banking as a Service (BaaS) para alimentar a funcionalidade bancária de uma empresa de tecnologia.

O whitepaper explora o estado atual do sistema bancário aberto e fornece informações sobre práticas recomendadas para compartilhar informações com terceiros utilizando APIs e protegendo dados.

“Uma estratégia clara com os recursos e suporte tecnológicos adequados é tudo o que é necessário para uma instituição financeira avançar com o sistema bancário aberto”, disse Todd Horvath, presidente do grupo de Processamento de Contas da Fiserv. “Onde quer que as instituições financeiras optem por começar, elas devem se concentrar na criação de diferenciação no mercado, causando um impacto positivo na experiência do consumidor e alinhando-se a um parceiro de tecnologia que pode oferecer suporte estratégico e tático”.