Fintech Antecipa, especializada em antecipação de recebíveis, é adquirida pela XP

A XP Inc informou ontem (30) ter adquirido a participação majoritária na fintech Antecipa, que atua por meio de uma plataforma digital de antecipação de recebíveis. Em outubro do ano passado a startup havia recebido um aporte de R$ 4,5 milhões em uma transação liderada pelo fundo Redpoint eventures.

Segundo comunicado enviado à imprensa, a transação é vista pela XP como uma oportunidade para ampliar a grade de produtos e reforçar a presença nos segmentos middle e corporate no Brasil.

A operação da Antecipa permite que as empresas utilizem seus próprios caixas para fazerem antecipações de recebíveis aos fornecedores. Para isso, a startup desenvolveu um algoritmo de precificação que gerou aprovação de 98% dos pedidos. A Antecipa faz a análise de risco de cada um dos fornecedores, define taxas de juros ideais e cuida de todo o suporte e cobrança do tomador de crédito.

A negociação estabelece independência total dos fundadores da Antecipa, Camilo Telles e Michel Borges, na gestão do negócio, contando com a estrutura e acesso à base de clientes da XP Inc. para acelerar o crescimento da plataforma.

A fintech integra fornecedores e compradores, proporcionando a possibilidade de financiamento entre as empresas, sem necessariamente ter um banco como intermediário. Dessa forma, o spread bancário, que, antes era destinado para esse intermediário, pode ser absorvido tanto pelo comprador, quanto pelo fornecedor, minimizando o custo da operação como um todo.

O fechamento da operação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes, incluindo a autorização prévia do Banco Central do Brasil, nos termos da regulamentação aplicável.