Fintechs ocupam a liderança entre os segmentos que mais atraem os investidores anjos

Um estudo realizado em parceria entre a plataforma de pesquisa via chatbots On The Go e a associação de investidores anjos composta predominantemente por alunos e ex-alunos da Escola Politécnica da USP, Poli Angels constatou que as fintechs lideram entre os segmentos que mais atraem o apetite dos investidores em startups early-stage. Segundo o levantamento, as fintechs são a opção escolhida por 29% entre todos os entrevistados que têm atualmente, ou já tiveram recursos aplicados neste tipo de transação. Já entre os entusiastas que injetam dinheiro em startups há mais de 2 anos, este percentual cresce para 42%.

De acordo com notícia publicada pelo portal SEGS, a pesquisa teve como objetivo entender como os investidores de startups enxergam a pandemia e o que muda com um novo cenário pós-pandemia no segundo semestre do ano.

Para isso foram entrevistados 103 investidores sendo metade deles com menos de dois anos de experiência e a outra parte composta por executivos que atuam nesta modalidade num período superior de tempo. Outra característica do grupo entrevistado é que 43% fundou ou já trabalhou em startups.

Para 63% dos entrevistados o maior desafio das startups neste momento é manter o faturamento, enquanto 38% acredita que seja conquistar novos clientes. Já para o futuro, 32% afirma que é preciso definir metas realistas e 38% captar novos investimentos.

Quanto aos segmentos que tendem a se beneficiar durante a pandemia, na visão dos entrevistados são e-commerce / logística, agro, healthtech e edutech. Enquanto isso eles apontam outros setores que estão sendo penalizados brutalmente, como turismo / viagens, varejo físico / retail e entretenimento / eventos.

“Em um momento tão desafiador, a troca entre founders e investidores se torna ainda mais relevante e a pesquisa aponta que esse é o sentimento dos entrevistados. 47% dos investidores anjos tem falado muito mais com as startups contra apenas 7%, que têm falado menos. Nós, da Poli Angels, acreditamos que essa troca é essencial para atravessarmos esse período conturbado, para que possamos definir metas reais para o período atual”, comenta Rubens Approbato, co-Founder da Poli Angels.