Solução da Quod fornecerá proteção antifraude para instituições participantes do Pix

A empresa de inteligência de dados Quod anunciou ontem (30) que será responsável pelo fornecimento de soluções antifraude para as instituições participantes do Pix. De acordo com comunicado, o sistema escolhido QuodX, é composto por plataformas tecnológicas combinadas com o fluxo de dados disponível para análise de prevenção a fraudes e lavagem de dinheiro. Cada transação do Pix terá um score de confiança e outros sinais de segurança que mostrarão aos participantes o risco de efetuar a operação.

“O Grupo Técnico de Segurança – Gtseg, coordenado pelo Banco Central e composto por diversas associações do mercado, realizou um processo rigoroso de avaliação de fornecedores de soluções antifraude para o ecossistema do Pix. A solução antifraude escolhida foi a da Quod, pela sua capacidade técnica e analítica, possibilidade de evolução ao longo do tempo e flexibilidade para cocriação com as empresas e associações”, afirma Walter Pinto de Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

“Estamos muito orgulhosos em contribuir com a segurança desse novo sistema. Ao integrar a capacidade tecnológica, analítica e de inovação, a solução Quod-X será um método ágil e moderno para apoiar os participantes do Pix em seus processos de prevenção a fraudes”, afirma Raphael Salmi, head de Desenvolvimento de Negócios da Quod.

Enquanto isso o Banco Central divulgou as regras que permitirão, a partir de hoje (1º), mais adesões ao sistema. Elas estão descritas na Instrução Normativa nº 49, de 25 de novembro de 2020. O documento determina as condições necessárias para que a instituição interessada atue com participação direta ou indireta no Pix. A adesão não é imediata. A partir da solicitação inicial, a instituição terá 30 dias para fornecer as informações necessárias para completar o cadastro.