Fintechs com soluções para nano empresas podem concorrer a aporte da Aliança Empreendedora

A Aliança Empreendedora, organização que auxilia empreendedores de comunidade, e o Center for Inclusive Growth (CCI), iniciativa da MasterCard para o crescimento inclusivo, decidiram prorrogar até segunda-feira (7) o prazo de inscrições para fintechs que queiram concorrer a um aporte de R$ 40 mil.

Podem participar da iniciativa empreendimentos que tenham ideias que possibilitem democratizar o acesso fácil e seguro ao crédito; a criação de conta bancária sem burocracia e com baixo custo; o recebimento de pagamentos digitais; ou a digitalização dos processos de gestão financeira de nano e microempreendedores.

De acordo com reportagem publicada pelo portal SEGS, além do recurso financeiro, a instituição selecionada no edital receberá uma consultoria para a adaptação de sua solução para o público-alvo do edital. A ideia será testada por microempreendedores cadastrados na base da Aliança Empreendedora com diferentes perfis.

Segundo Luz Gomez, diretora do Center for Inclusive Growth da Mastercard, soluções pensadas especificamente para a realidade dos microempreendedores são fundamentais para a recuperação econômica do país. “Incluir micro e nano empreendedores no mercado digital, entendendo quais são suas prioridades e necessidades, significa alimentar todo um ecossistema de negócios locais, que são responsáveis pela renda de milhões de famílias e carregam um grande potencial”, explica Luz.

Camila Reis, coordenadora de projetos da Aliança Empreendedora, acredita que as fintechs e startups podem ser parceiras também na educação financeira dos microempreendedores. “A pandemia acelerou a digitalização do mercado e impôs diversos desafios às microempresas. Por isso é ainda mais importante neste momento empoderarmos empreendedores com ferramentas inovadoras que auxiliem a traçar as estratégias que vão possibilitar que seus negócios sobrevivam e cresçam.”

Segundo o Portal do Empreendedor, do governo federal, o Brasil ultrapassou em 2020 a marca de 11 milhões de microempresas registradas no Simples Nacional. Esses empreendedores são parte importante da economia do país e estão entre os mais afetados pela crise econômica. Nesse período, um dos grandes desafios enfrentados pelos microempreendedores tem sido a falta de acesso a serviços financeiros, como crédito, poupança e transações. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em 2019 mostrou que um em cada três brasileiros com mais de 16 anos não possui conta em banco e que, destes, 86% pertencem às classes C, D e E.