IDtech lança solução para reconhecer clientes por meio da voz no WhatsApp

A Minds Digital, IDtech de biometria de voz anunciou o lançamento de duas soluções para aumentar a proteção contra fraudes de identidade e comportamentos suspeitos em diferentes canais de atendimento e vendas usados por bancos, fintechs, seguradoras, telecom e outros mercados.

Uma delas é o Minds for WhatsApp,que torna possível reconhecer clientes que estão cadastrados por meio da voz. De acordo com Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, a solução irá aumentar a segurança das operações feitas pelo canal, como abertura de contas digitais e alterações cadastrais.

“O WhatsApp é o aplicativo que as pessoas mais utilizam em seu dia a dia, em diversas situações. Com a nossa solução, conseguimos verificar, por meio da confirmação por áudio, se quem está pedindo um cartão de crédito ou empréstimo é realmente o cliente”, explica. 

A outra solução é o Minds for App,cuja função é autenticar com biometria de voz qualquer operação do usuário no aplicativo, do onboarding à validação de pagamento. Dessa forma, as transações fraudulentas podem ser evitadas mesmo no caso de celulares furtados, reduzindo as perdas financeiras e o prejuízo à reputação da marca.

Além delas, a solução Minds for Call Center, já em prática no mercado, permite que as empresas de call center otimizem a jornada do usuário na central telefônica de atendimento, uma vez que os identificadores pessoais (PID) são substituídos pela autenticação por voz. 

O processo pode agilizar o atendimento e trazer ROI já no primeiro dia de implementação. “Nessa solução, é possível identificar a voz em até 1 segundo. A biometria de voz já chegou a prevenir R$ 20 milhões em uma única instituição financeira”, revela Peixoto. 

Segundo o executivo, as três soluções utilizam algoritmos aplicados à voz para identificação e prevenção de fraudes do onboarding aos pagamentos. Para Peixoto, elas ajudam as empresas a terem uma estratégia de confiança no que tange à segurança digital. Nesse caso em específico, a inteligência artificial pode ser utilizada para detectar e acompanhar a evolução das táticas usadas pelas quadrilhas de fraudadores, pois fornece dados e insights para as áreas de gestão de risco e prevenção à fraude nas empresas. “Nós estamos sempre aprimorando nossos produtos para garantir que os resultados sejam cada vez mais personalizados para cada cliente. Dessa forma, é possível melhorar a experiência do usuário, tendo como base a segurança e confiança no serviço”, complementa o CEO.