Uma matéria publicada na edição de janeiro e fevereiro da Revista CIAB traz a informação de que os acordos feitos de forma virtual para a quitação de dívidas já alcançaram o patamar de 40% do total em alguns dos maiores bancos do país. A publicação ressalta que um importante impulso para este resultado é a multiplicação de parcerias entre as instituições financeiras tradicionais e as fintechs.
A reportagem destaca que após realizar projetos-piloto com as fintechs Quero Quitar e Acordo Certo, o Bradesco, ampliou a possibilidade de negociar por redes sociais como WhatsApp, Messenger, chatbots e agentes virtuais, além de incentivar o processo por SMS e e-mail. Ainda assim o banco continua, por meio do InovaBra, em busca de novas tecnologias e tendências.
Uma das iniciativas com este perfil já encontrados no local é a Adimplere, criada em 2015, que atua no segmento de cobrança online. Ela utiliza uma ferramenta chamada AdimRobot, que completa o portal de negociação enviando e-mail e SMS para estimular a negociação. Atualmente o serviço ainda atua em fase de testes com bancos, mas já tem até contratos com empresas do setor de consumo, educação e telecomunicações.
O fundador e CEO da Adimplere, André Oliveira, explica na publicação que a empresa utiliza tecnologias como analytics, inteligência artificial, machine learning e big data para estudar o histórico de atendimento dos clientes. “Com o chatbot, desenvolvido com o Watson, da IBM, conseguimos reter 70% dos atendimentos, o que barateia os custos e agiliza o atendimento”, afirma.
Outro exemplo citado foi a BLU365, que começou em 2014 como Kitado, que tem parceria com o Santander e o Itaú. A empresa informa no texto que já fechou mais de um milhão de acordos que resultaram na renegociação de R$ 1 bilhão em dívidas.