Ao divulgar o balanço do segundo trimestre na terça-feira (23), o presidente executivo do banco Santander, Sergio Rial, informou que a instituição irá lançar no dia 23 de setembro sua plataforma de crédito digital batizada de Sim. A fintech tem como meta oferecer empréstimos com taxas de juros menores e um processo de aprovação mais ágil por meio do uso de imóveis e outros ativos como forma de garantia.
Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, o banco também sinalizou com a intenção de lançar, até o fim do ano, uma plataforma digital de renegociação de dívidas. Neste caso o plano é atender todos os clientes, mesmo os que não tenham conta no Santander. Outra investida digital da organização será no setor de seguros no qual ele oferecerá a partir de agosto uma ferramenta online voltada ao segmento de automóveis com a seguradora HDI, que priorizará o consumidor final.
De acordo com a matéria, o executivo teria dito que a Sim vai competir com os produtos do próprio Santander. Por meio do seu fundo InnoVentures, o banco já investe na fintech Creditas, referência nacional na concessão de crédito com garantia.
No balanço do segundo trimestre, o Santander registrou lucro líquido de R$ 3,63 bilhões, 20,2% maior que o mesmo período do ano passado. No mesmo período, a carteira de crédito cresceu 2,2%, totalizando R$ 317,6 bilhões. Enquanto isso a base de clientes ativos subiu pelo 37º mês consecutivo, e hoje é de 22,7 milhões.