A fintech PagueVeloz, que atua por meio de uma plataforma de pagamentos e recebimentos, anunciou na semana passada o lançamento da solução CréditoVeloz, que tem como diferencial o fato de que os tomadores de crédito não contam com uma data fixa de vencimento das parcelas, mas pagam as mesmas com um percentual dos recebimentos de suas vendas para amortizar o saldo devedor. O percentual que será descontado a cada venda também é definido pelo cliente no momento da contratação do serviço.
Em reportagem publicada pelo portal SEGS, o CEO da PagueVeloz, José Henrique Kracik da Silva, afirma que um dos pontos fortes do CréditoVeloz é a flexibilização do serviço, o que permite uma redução da inadimplência em caso de não pagamento em data fixa.
Segundo ele, ao recorrer a tomada de crédito em um banco tradicional normalmente o tomador é obrigado a realizar o pagamento de um valor fixo sempre na mesma data. Caso não consiga cumprir esse compromisso em um determinado mês, ele acaba ficando inadimplente, o que para uma MPE é um entrave aos negócios.
“Com o CreditoVeloz não há esse comprometimento e se a empresa não vender o suficiente no mês, por exemplo, paga apenas o percentual a que se comprometeu no momento da contratação. Esse valor vai variar de acordo com o seu faturamento, garantindo uma gestão mais eficiente de recursos”, destaca.
Para lançar o CréditoVeloz, a fintech conta com a parceria da Captalys, plataforma de crédito e serviços de crédito. A composição do acordo estabelece que enquanto a PagueVeloz realiza a intermediação com seus clientes e facilita a tomada de empréstimo, a Captalys atua com a infraestrutura tecnológica e operacional, realizando a aprovação e gestão dos valores disponibilizados.
Para a CEO da Captalys, Margot Greenman, a solução desenvolvida para a PagueVeloz demonstra que é possível pensar em soluções diferentes de crédito que resolvam um problema para o cliente sem se tornar outro.