Estudo aponta crescimento global superior a 23% ao ano para pagamentos instantâneos

A pesquisa Prime Time for Real-Time, um novo relatório global da ACI Worldwide, divulgado hoje afirma que nos próximos cinco anos serão processadas mais de meio trilhão de transações de pagamentos instantâneos.  O estudo soma a movimentação realizada em 30 mercados e projeta uma taxa de crescimento anual composta de 23,4% entre 2019 e 2024.

O novo relatório descreve cinco indicadores que seriam responsáveis pelo sucesso dos pagamentos em tempo real de um mercado. Os autores do trabalho afirmam que não é necessário que todos esses indicadores estejam presentes em um projeto de adoção inicial, mas uma combinação de dois ou mais deles é suficiente para impulsionar a explosão do crescimento.

Os fatores são os seguintes:

  • Iniciativas de modernização de pagamentos orientados centralmente – O apoio de uma força de mercado motivada, sejam agentes governamentais ou colaboradores, é fundamental para mudanças em todo o país.
  • Experiência de pagamentos integrados e perfeitos com serviços avançados de sobreposição – Os usuários finais desejam comodidade e, sem surpresa, o crescimento é forte quando existe acesso a tipos de pagamento fáceis de usar para usuários corporativos e consumidores.
  •  Ecossistema conectado de players que enriquecem a experiência do usuário – Quando um mercado tem ampla aceitação do ecossistema, combinado com a conveniência de ricos serviços de sobreposição e forte funcionalidade, os pagamentos em tempo real podem crescer de forma explosiva.
  •  Nível de maturidade dos pagamentos digitais e hábitos de pagamento indiscriminados – Em regiões com dependência histórica de pagamentos baseados em papel, como dinheiro e cheques, o tempo real fornece uma alternativa digital fácil – e quando essa mudança é apoiada por uma iniciativa do governo, a adoção pode ser significativa.
  •  Abertura a métodos de pagamento alternativos – Os métodos de pagamento alternativos, como carteiras móveis, continuam aumentando. A adoção é maior quando os serviços de sobreposição em tempo real são oferecidos, principalmente a integração dos recursos de pagamento em tempo real nas carteiras móveis.

“Nossa pesquisa revela que, apesar de fatores culturais, econômicos e tecnológicos muito diferentes, existem várias características que determinam se os volumes de transações em tempo real terão uma rápida trajetória ascendente e dentro de que prazo”, comentou Craig Ramsey, chefe global de negócios reais. pagamentos a tempo, ACI Worldwide.

Segundo o presidente do grupo de bancos e intermediários da ACI Worldwide, Jeremy Wilmot, os eventos recentes causados pela pandemia do COVID-19 mostraram a importância dos pagamentos digitais, e do acesso mais rápido a fundos para indivíduos e pequenas empresas

“Os benefícios da inclusão financeira da digitalização de pagamentos, incluindo o lançamento de pagamentos em tempo real, não devem ser menosprezados e devem ser considerados em conjunto com os benefícios econômicos nacionais e globais. Vemos que o acesso à Internet agora é uma necessidade e a capacidade de realizar transações on-line é indissociável da necessidade de conectividade”, concluiu.