ATM e Mobile: uma combinação perfeita

Benefícios na integração entre os dois

As possibilidades do mundo mobile transformaram e continuam transformando o modo como as pessoas pensam, compram e interagem.  Com isso, surgem cada vez mais oportunidades de integração entre dispositivos inclusive no mundo financeiro.

No caso dos bancos, um bom exemplo de combinação são as possibilidade de integração entre os ATMs (caixas eletrônicos) e os aplicativos.  Este é o assunto tratado na matéria feita para o site Mobile Payments Today, onde Terry Dooley fala dessa perfeita combinação ATM + MOBILE.

Terry cita um outro artigo feito para o site Payments Source, onde são listados alguns possíveis benefícios dessa integração. Entre eles estão por exemplo:

Anti-clonagem – possibilidade usuário iniciarem o uso do ATM por um dispositivo mobile reduz o risco de clonagem de cartões.

Poupar tempo – tecnologias que permitem consumidores de sacar dinheiro de um ATM utilizando um QR code direto do smartphone podem diminuir pela metade o tempo de saque.

Ofertas baseadas em localização – ofertas de lojas próximas impressas no recibo do ATM do usuário; o consumidor simplesmente scaneia o QR code para resgatar a oferta.

Localizador de ATMs – Possibilidade de localizar via mobile o ATM mais próximo.

Esses são apensa alguns exemplos das várias possibilidades de integração dessas tecnologias. Os desafios para essas  e outras mudanças é a atual falta de interoperabilidade e escalabilidade, além da necessidade de continuidade de um canal para outro.