Cerca de 80 pessoas estiveram presentes no último dia 31 de agosto no Fintech Talks, uma iniciativa promovida pela Next Bank São Paulo e Intoo que foi realizada na Wayra Brasil, em São Paulo. Com uma plateia composta por entusiastas de Fintech, VCs e Empreendedores, foram discutidas inovações relativas a Lending, Insurance e Investments com os grandes nomes de cada segmento.

fintech talk 2
Fonte: Larissa Sanches

No painel de Lending estiveram presentes Arthur Farache (Intoo), Dan Cohen (F(x)), Sandro Reiss (Geru) e Sérgio Fúrio (Bankfácil). Nesta ocasião, foi falado sobre o começo do P2P e online Lending no Brasil, e sobre os principais desafios que as startups brasileiras tem passado para poderem atingir o grau de maturidade de iniciativas mais avançadas, como na Inglaterra, Singapura, Irlanda e Estados Unidos.

O segundo painel da noite abordou o tema Insurance. Os convidados foram Manes Erlichman Neto (Minuto Seguro), Pieter Lekkerkerk (Escolher Seguro) e Paulo Marchetti (Compara Online). As conversas focaram a relação cultural que o brasileiro tem com os seguros e os corretores, e as dificuldades enfrentadas para que se tenha de fato uma venda 100% online.

Investments foi o tema do terceiro painel, com a presença de Daniel Resende (Vérios), Luciano Tavares (Magnetis) e Evandro Campos (Monetar). Foi falado sobre os desafios das companhias de robo-advisory no Brasil e sobre o grande abismo ainda existente no nível de educação financeira do brasileiro, que historicamente não possui muita sofisticação ao investir e ainda fica refém das alternativas ofertadas pelas grandes instituições financeiras.

Segundo Bruno Diniz, representante do Capítulo São Paulo da Next Bank, o evento foi o primeiro movimento para a integração da comunidade Fintech local, buscando fomentá-la e conectá-la aos principais polos globais de inovação em serviços financeiros do mundo.

“Acreditamos que São Paulo é a cidade melhor vocacionada para ser o verdadeiro polo latino americano de Fintech. Já presenciamos por aqui um forte movimento em inovação para serviços financeiros e iniciativas como estas são necessárias para que ocorra o fortalecimento da cena local”, conclui.

Sobre os organizadores:

A Next Bank é uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento do ecossistema Fintech por meio de uma rede global, colaborativa e independente, realizando eventos e conferências nos principais polos de inovação em serviços financeiros ao redor do mundo.

A Intoo é uma plataforma on-line de crédito para empresas, em que se realizam pedidos de financiamento de capital de giro e antecipação de recebíveis diretamente a bancos e instituições financeiras.

[quote_box_left]E você, participou do Fintech Talks? Compartilhe sua opinião sobre o evento nos comentários.[/quote_box_left]