As Fintechs vieram para transformar, renovar, iluminar, agilizar e brilhar no mercado brasileiro! Isso já sabemos!
– Que são cobiçadas como qualquer nova e bela figura (seja qual for o sexo) que entra desacompanhada em uma festa de gente mais antiga ( mas saibam que nem sempre a idade tem a ver com ser mais antigo, só para deixar claro!).
– Que  todos olham, desconfiam e acabam se interessando e ,porque não dizer, até disputando um lugar ao lado, seja qual for o ângulo de visão.
– Que elas atraem jovens do todos os tipos e idades,  já que prometem aquilo que essa geração busca: ter um lugar no mundo, beleza, praticidade, agilidade e grana!
E a segurança? Ah isso não importa muito mais , não por enquanto!

Mas, o melhor de tudo? Isso não é mentira, prometem e entregam o que prometem! E os clientes agradecem! Tudo ao nosso dispor e sem burocracias.
Mas….ai vem a segunda parte da evolução, e o mundo, o que precisa, além disso tudo?
Quais as verdadeiras conexões que buscamos , os verdadeiros propósitos e os reais impactos que devemos procurar trazer para a sociedade e para o Universo?

Você conhece as B Corps? ( www.sistemaB.com.br). Pois bem, empresas que buscam unir o Impacto Financeiro ao Impacto Social, ie, para a sociedade, seja de que forma for… Assim, as B Corps tem que  impactar a sociedade em pelo menos 4 grandes áreas:

  • Comunidade
  • Meio Ambiente
  • Governança
  • Trabalhadores ( Funcionários)

De alguma forma o mundo grita por ajuda em todas estas áreas, e sim, isso tem impacto em você, agora e muito!  Nossa busca é impactar positivamente em tudo o que fazemos e para que isso aconteça precisamos de alguns passos dentro de nós mesmos, não tem outra forma de ser natural….:

  1. Antes de tudo, reconhecer os impactos negativos que causamos – sem medo, simplesmente reconhece-los, sem culpa ou aversão! Observar o que pensamos e sentimos de verdade!
  2. Uma vez reconhecidos, é importante entende-los, de onde vem nossa busca pelo negativo e que ganho temos com isso! Não perdas, ganhos mesmos! Lembre-se que nós seres humanos somos movidos por prazer, mesmo que ele não apareça para o público! Porque agimos como agimos, quando vemos o impacto negativo?
  3. Depois de reconhecidos e devidamente aceitos e entendidos, podemos então buscar novas formas de pensar e agir que nos tragam os prazeres e propósitos que buscamos, sem o caminho negativo previamente estabelecidos em nossos hábitos. Eles vão saindo do nosso menu, pouco a pouco, sendo substituídos por pratos mais positivos e saudáveis, sem deixarem de ser apetitosos jamais!

Nesse processo de reconhecimento, aceitação, descobertas e entendimentos já estaremos voltados para o outro e para nossos negócios. Naturalmente!

SIM porque nós seres humanos adoramos compartilhar o que nos faz bem!
E outro gostoso SIM, porque não ganhar dinheiro com isso também? Não há regras para certo ou errado, e sim propósitos e valores positivos sendo gerados e exercidos para o outro, para o mundo e para nós mesmos no final!

Nossa responsabilidade é Inspirar, Capacitar, Empreender e Realizar!
Nossa respiração é  o Protagonismo com Consciência e Prática!
Nosso futuro é sermos P.M.B. (“Profitable & Mindful Businesses”),
Desejo a todas as  Fintechs… que tenham grandes e literalmente BONS Impactos, no mundo!

Como Fintechs, nosso caminho é ser uma “Social Impact Fintechs”!
The following Generation of Fintechs!

OBRIGADO POR LER ESTE ARTIGO!

 

IMG_1247

Autor convidado:

Fernando Manfio

Coach de Empreendedores e Fundador da GoOn – Evolução em Negócios