Alta do Dolar faz E-Commerce Brasileiro Procurar Hospedagem nacional

Índice de lojas virtuais que contrataram serviços de host do Brasil pulou de 28% em 2015 para 44% em 2016

A alta do dólar e a crise econômica ajudaram indiretamente no crescimento do serviço de hospedagem de lojas virtuais no Brasil. De acordo com a pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”, realizada pela BigData Corp. sob encomenda do PayPal Brasil, 44% dos empresários online contrataram um host nacional neste ano.

O número é bem superior ao registrado em 2015, quando apenas 28% dos varejistas recorreram a um fornecedor brasileiro. A preferência ainda é pelo mercado norte-americano, que manteve a liderança na preferência com 45% das lojas virtuais.  Apenas 10% recorreram à empresas de hospedagem de outras localidades.

“A alta do dólar e o aumento dos impostos sobre a comercialização do serviço de hospedagem faz com que o lojista resolva manter seu site no país, uma vez que o custo é menor. Agora, cabe às empresas brasileiras aproveitarem esta onda para melhorarem seus serviços e, principalmente, atuarem na fidelização dos clientes quando a crise passar”, comenta Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp.

A pesquisa visitou mais de 450 milhões de sites de todo o mundo, capturando todo tipo de informações e dados presentes.  Deste total, cerca de 550 mil são e-commerces brasileiros. O número de comércios eletrônicos no Brasil cresceu 21,52% entre 2015 e 2016.

 

*Formado em Engenharia de Computação, Mestre em Informática e com um MBA em Gestão de Negócios pela PUC-RJ, Thoran Rodrigues tem quase 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, já tendo trabalhado em laboratórios de pesquisa e empresas de diversos tipos e portes. Em 2011, fundou a BigData Corp. (www.bigdatacorp.com.br), uma empresa especializada em projetos de Big Data e na automação de processos de informação.