O que esperar da London Fintech Week 2016

londonA London Fintech Week chega a sua terceira edição e reunirá na capital britânica os principais nomes dessa indústria, para discutir os rumos e impactos da inovação tecnológica nos serviços financeiros.

O evento contará a presença de startups, grandes empresas multinacionais, fundos de venture capital, representantes de governos e órgãos reguladores em uma semana repleta de palestras, painéis de discussão e workshops.

A expectativa é que os painéis tragam discussões acaloradas por conta do clima de incertezas pós-Brexit, que pode significar menos capital investido nas startups locais e até mesmo restrições de acesso ao mercado europeu. Apesar disso, Londres se mantém como o principal pólo Fintech na Europa (ao menos por enquanto!) e o Secretário de Comércio de Londres, Rajesh Agrawal, fará a abertura das apresentações na segunda-feira, dia 18, provavelmente abordando o assédio de outras cidades europeias às startups londrinas.

LEIA MAIS: Entrevista com Luis Carranza, organizador da London Fintech Week

Nesse final de semana acontece o pontapé inicial no Google Campus com um Hackathon – competição na qual equipes vão desenvolver soluções inspiradas nos conceitos de blockchain e redes descentralizadas com foco em aprimorar serviços de troca de valores, registros de transações e outras finalidades inovadoras.

Na segunda-feira, a agenda será dedicada a MONEY AND PAYMENTS, além do discurso inicial de Rajesh Agrawal, os principais temas serão: criptomoedas e pagamentos digitais. Os palestrantes abordarão os desafios regulatórios, expectativas e obstáculos para maior adoção por parte dos consumidores.

Terça-feira será dia de CAPITAL MARKETS e a agenda cobrirá os mercados de câmbio, remessas internacionais e trading (compra e venda de ativos).

BANKING & INSURANCE terão seu lugar no palco na quarta-feira e assim como David e Golias, grandes bancos e novos bancos digitais vão se enfrentar, ou quem sabe mudar a Bíblia e unir forças! Veremos.

Fechando os fóruns, a quinta-feira trará DATA, SECURITY AND BLOCKCHAIN, abordando assuntos como segurança da informação, privacidade e blockchain (o conceito por trás das criptomoedas como bitcoin por exemplo, talvez o tema mais comentado dos últimos meses).

Finalmente na sexta-feira, acontecerá um coquetel de encerramento na Level39, maior aceleradora dedicada a serviços financeiros na Europa, que fica em Canary Wharf no autoexplicativo 39º andar, com direito a uma fantástica vista da cidade (vamos torcer para o verão londrino ajudar e teremos boas fotos!)

Durante a semana publicaremos um resumo das apresentações e mais detalhes sobre os palestrantes, fiquem ligados!