Cinco Formas Como o Big Data Aparece no Seu Dia a Dia

Lost in crowd

Big Data consiste na coleta e análise de grandes volumes de dados variados em alta velocidade, mas isso não significa que suas soluções são estritamente técnicas ou relacionadas apenas à tecnologia da informação. Confira cinco aplicações do cotidiano que utilizam o conceito:

 

Mídias sociais:

Interagir e receber impactos de propaganda ao navegar por uma rede social é uma das aplicações mais comuns de Big Data hoje. A grande base de dados a que o Facebook tem acesso, por exemplo, permite segmentar anúncios de acordo com o gosto e o comportamento dos usuários.

 

Buscadores na Internet:

Para que o Google consiga trazer resultados mais relevantes a partir de uma palavra-chave em menos de um segundo, é necessário utilizar aplicações de Big Data (no caso, algumas das mais eficientes que existem). O que o usuário não vê, na verdade, é o processo mais importante de um buscador de Internet.

 

Previsão do tempo:

A previsão do tempo é útil para ajudar em decisões de longo prazo, como plantio e colheita na agricultura, ou para ações imediatas, como a fuga dos congestionamentos causados por chuvas. Nesse sentido, aplicações Big Data têm papel central, fornecendo análises precisas de enormes quantidades de dados meteorológicos e geográficos, subdivididos por regiões.

 

Localizadores:

Mapas, serviços de GPS e de redes geossociais usam dados disponíveis na rede com soluções Big Data. Em alguns apps, os usuários conectados pelo computador ou dispositivo móvel podem absorver informações e também editá-las conforme a própria experiência, de forma colaborativa.

 

 

Segurança:

Cruzar informações entre lugares violentos e horários de maior incidência de crimes é uma realidade em algumas cidades do mundo, que habilitaram suas forças policiais com ferramentas Big Data. Relatórios policiais, como os boletins de ocorrência, servem de base para pesquisas e planejamento de ações.

 

*Formado em Engenharia de Computação, Mestre em Informática e com um MBA em Gestão de Negócios pela PUC-RJ, Thoran Rodrigues tem quase 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, já tendo trabalhado em laboratórios de pesquisa e empresas de diversos tipos e portes. Em 2011, fundou a BigData Corp. (www.bigdatacorp.com.br), uma empresa especializada em projetos de Big Data e na automação de processos de informação.