Levantamento Revela as Marcas, Cores e Anos dos Carros mais Anunciados nos Classificados Online

Toyota Motor Corp. vehicles sit parked ahead of shipment outside the Central Motor Corp. plant in Ohira, Miyagi Prefecture, Japan, on Friday, March 7, 2014. Japan's gross domestic product grew an annualized 0.7 percent from the previous quarter, the Cabinet Office said today in Tokyo, less than a preliminary estimate of 1 percent and a 0.9 percent median forecast in a Bloomberg News survey of 20 economists. Photographer: Tomohiro Ohsumi/Bloomberg

Aplicação BigWeb, da BigData Corp., faz a varredura de 450 milhões de sites e apresenta os veículos mais divulgados na Internet.

Volkswagen, Chevrolet e Fiat, três das montadoras mais populares do Brasil, lideram o mercado de revenda online de automóveis no Brasil. Juntas, elas correspondem a mais da metade dos ads divulgados em sites. A informação é do estudo conduzido pela BigData Corp., especializada na captura e estruturação de dados em larga escala.

O levantamento foi realizado pela aplicação BigWeb, uma plataforma exclusiva que varre mais de 450 milhões de sites da internet todos os dias e processa 4,5 petabytes de informações semanalmente. Do total de anúncios automotivos, os carros lideram com 84%, seguido por motos (13%) e caminhões (3%).

A liderança nos ads é de carros da Volkswagen, com 18,37%. A distância para a Chevrolet, segunda colocada, é mínima: 18,05%. Já a Fiat ocupa a terceira posição, com 17,56%. A Ford, outra marca tradicional no segmento, detém 10,23% do total, enquanto que a Renault é a quinta, com 5,93%.

Em relação à idade, os carros usados são mais anunciados do que os novos ou seminovos. Automóveis que tenham entre cinco e dez anos correspondem a 34,15% do total, seguido pelas categorias “4 ou 5 anos”, com 22,86%, e “10 a 20 anos”, com 15,3%. Assim, é natural que a quilometragem seja alta: 20,3% são veículos que tenham entre 60 e 90 mil quilômetros rodados.

Por fim, a cor prata segue na preferência dos anúncios, com 31,39%. Automóveis pretos ocupam a segunda posição, com 26,34%, e os brancos têm 18,73%. Na faixa de preços, 34,87% são carros que custam entre R$ 25 mil e R$ 50 mil, enquanto que 34,1% estão na faixa entre R$ 10 mil e R$ 25 mil.

 

Caminhões e motos:

Entre as motos, as marcas japonesas são dominantes. A Honda detém 62,93% dos anúncios nesta categoria. A empresa é seguida por Yamaha (15,51%), Suzuki (5,74%) e a Kawasaki (2,77%). A quinta posição é da brasileira Dafra, com 2,42%, Nos caminhões, a primeira posição é da Volkswagen, com 32,38%. A também alemã Mercedes Benz é a segunda, com 23,1%. A norte-americana Ford (18,8%), a sueca Volvo (9,53%) e a italiana Iveco (5,73%) completam a lista das cinco marcas mais anunciadas.

 

*Formado em Engenharia de Computação, Mestre em Informática e com um MBA em Gestão de Negócios pela PUC-RJ, Thoran Rodrigues tem quase 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, já tendo trabalhado em laboratórios de pesquisa e empresas de diversos tipos e portes. Em 2011, fundou a BigData Corp. (www.bigdatacorp.com.br), uma empresa especializada em projetos de Big Data e na automação de processos de informação.