Aplicação BigWeb, da BigData Corp., faz a varredura de 450 milhões de sites e apresenta os veículos mais divulgados na Internet.
Volkswagen, Chevrolet e Fiat, três das montadoras mais populares do Brasil, lideram o mercado de revenda online de automóveis no Brasil. Juntas, elas correspondem a mais da metade dos ads divulgados em sites. A informação é do estudo conduzido pela BigData Corp., especializada na captura e estruturação de dados em larga escala.
O levantamento foi realizado pela aplicação BigWeb, uma plataforma exclusiva que varre mais de 450 milhões de sites da internet todos os dias e processa 4,5 petabytes de informações semanalmente. Do total de anúncios automotivos, os carros lideram com 84%, seguido por motos (13%) e caminhões (3%).
A liderança nos ads é de carros da Volkswagen, com 18,37%. A distância para a Chevrolet, segunda colocada, é mínima: 18,05%. Já a Fiat ocupa a terceira posição, com 17,56%. A Ford, outra marca tradicional no segmento, detém 10,23% do total, enquanto que a Renault é a quinta, com 5,93%.
Em relação à idade, os carros usados são mais anunciados do que os novos ou seminovos. Automóveis que tenham entre cinco e dez anos correspondem a 34,15% do total, seguido pelas categorias “4 ou 5 anos”, com 22,86%, e “10 a 20 anos”, com 15,3%. Assim, é natural que a quilometragem seja alta: 20,3% são veículos que tenham entre 60 e 90 mil quilômetros rodados.
Por fim, a cor prata segue na preferência dos anúncios, com 31,39%. Automóveis pretos ocupam a segunda posição, com 26,34%, e os brancos têm 18,73%. Na faixa de preços, 34,87% são carros que custam entre R$ 25 mil e R$ 50 mil, enquanto que 34,1% estão na faixa entre R$ 10 mil e R$ 25 mil.
Caminhões e motos:
Entre as motos, as marcas japonesas são dominantes. A Honda detém 62,93% dos anúncios nesta categoria. A empresa é seguida por Yamaha (15,51%), Suzuki (5,74%) e a Kawasaki (2,77%). A quinta posição é da brasileira Dafra, com 2,42%, Nos caminhões, a primeira posição é da Volkswagen, com 32,38%. A também alemã Mercedes Benz é a segunda, com 23,1%. A norte-americana Ford (18,8%), a sueca Volvo (9,53%) e a italiana Iveco (5,73%) completam a lista das cinco marcas mais anunciadas.
*Formado em Engenharia de Computação, Mestre em Informática e com um MBA em Gestão de Negócios pela PUC-RJ, Thoran Rodrigues tem quase 15 anos de experiência no mercado de tecnologia, já tendo trabalhado em laboratórios de pesquisa e empresas de diversos tipos e portes. Em 2011, fundou a BigData Corp. (www.bigdatacorp.com.br), uma empresa especializada em projetos de Big Data e na automação de processos de informação.