Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos e Fintechs vai trabalhar junto aos órgãos reguladores para fortalecer a transparência e a livre escolha para os lojistas
São Paulo, 24 de fevereiro de 2017 – O desejo de ampliar a concorrência, a transparência e a livre escolha para os lojistas levou empresas novas entrantes do setor de meios de pagamentos do país como as adquirentes First Data, Stone, Elavon e Global Payments, entre outras, a unirem-se para a criação da ABIPAG (Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos e Fintechs).
Em linha com a agenda do Banco Central BC+, o foco de atuação será na universalização das bandeiras cuja data limite para início se encerrou na sexta-feira (17 de fevereiro). O resultado esperado é que as bandeiras controladas pelos grandes bancos possibilitem a inclusão de suas marcas junto as Credenciadoras independentes. O atraso nesse processo, apesar dos inquéritos abertos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), ainda é um entrave para uma efetiva competição, afirmam os membros da associação.
Para os membros da ABIPAG, o setor vive um momento de definições importantes e precisa avançar no sentido da ampliação da concorrência, da transparência e da livre escolha para os lojistas. O objetivo da associação é ser mais ativa nas discussões sobre meios de pagamentos eletrônicos e trabalhar junto com os órgãos reguladores para fortalecer estas três colunas que suportarão a evolução saudável do mercado de cartões que hoje tem empresas independentes.
Os membros da ABIPAG já investiram mais de R$2 bilhões na indústria, contribuindo para a inclusão de práticas modernas, apoiadas nas novas tecnologias, tornando o mercado mais eficiente e inovador para os lojistas e principalmente para o consumidor final.