O mercado passou os últimos dias aguardando ansiosamente a decisão da SEC sobe o ETF dos irmãos Winklevoss. Não estava claro quando a decisão seria anunciada e o dia foi cheio de suspense.
Na abertura do mercado americano o preço superou USD 1,300 por alguns minutos, mas rapidamente retornou aos USD 1,250. A medida que o dia passava, crescia a convicção de que o anúncio seria feito após as 4 da tarde em Nova Iorque com o fechamento das bolsas e foi exatamente isso que aconteceu. Minutos depois da fatídica decisão, o preço que ameaçava voltar para os USD 1,300, desabou para menos de USD 1,000 onde permaneceu por poucos minutos até se estabilizar próximo aos USD 1,100.
A SEC justificou a decisão por alguns fatores:
- ausência de mercados regulados
- baixo volume de negociação nos Estados Unidos
- risco de manipulação de preços
- dependência excessiva da Gemini (exchange dos Winklevoss)
Vale destacar que os reguladores deram a entender que tratam o bitcoin como uma commodity. Reconheceram também que o bitcoin é uma tecnologia ainda nos seus estágios iniciais de desenvolvimento e que estão abertos para avaliar outros proponentes à medida que o mercado amadureça.
Chegada ao fim a saga dos Winklevoss, a decisão sobre os outros ETFs (SolidX e GBTC) fica mais previsível vez que a SEC mostrou sua visão e o mercado pode voltar a se concentrar nos fundamentos da tecnologia, seus desafios de adoção e escalabilidade, além da situação das exchanges chinesas que devem voltar a permitir resgates nas próximas semanas.