O estudo “What Deep-Tech Startups Want from Corporate Partners”, lançado pelo The Boston Consulting Group (BCG) revelou que a maior velocidade para acessar o mercado é um dos principais motivos para a busca por parcerias por parte das startups de alta tecnologia. Este foi o motivo apontado como prioritário por 43% dos empreendedores que participaram do trabalho. Outra razão indicada foi o conhecimento do negócio. Esta alternativa foi escolhida por 25% dos respondentes.
A pesquisa foi realizada pelo BCG e pela Olá Tomorrow, uma iniciativa global que conecta empreendedores de tecnologia com corporações e investidores. Ao todo foram envolvidas mais de 400 startups de alta tecnologia e realizadas entrevistas com outros atores-chave do ecossistema, incluindo investidores, organizações de apoio e mentores.
As respostas revelaram também que apesar de 95% dos empreendedores terem o desejo de desenvolver parcerias de longo prazo, apenas 57% deles conseguem fazer isso de fato. Alguns obstáculos para que isto aconteça foram apontados como:
- Startups com preparação inadequada, incluindo falta de transparência na proposta de valor, aplicação e conceito;
- As duas partes falham em definir claramente como será a relação desde o início, incluindo visão, negócios, conhecimento e objetivos de recursos humanos;
- Falta de alinhamento sobre timing e processos, gerados pela complexidade e demora em decisões corporativas;
- Falta de status e papéis claros para as startups dentro da empresa maior;
Entre as conclusões do estudo, ficou definido que as grandes empresas que querem trazer startups de alta tecnologia para seu portfólio precisam considerar cuidadosamente as necessidades específicas dessas operações jovens, especialmente fatores como onde as startups estão em seu desenvolvimento e que tipo de apostas as maiores empresas estão fazendo. Ambos os lados também precisam elaborar o ajuste da estrutura da colaboração e especificar como as duas entidades irão realmente trabalhar em conjunto.
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